domingo, 5 de dezembro de 2021

A História do Cultivo do Melão no Brasil

 

A história do cultivo de melão no Brasil

 

Historicamente, nas décadas de 1970 e 1980, a região do Vale do São Francisco era o maior polo produtor de melão do País, até que, no início da década de 1990, ocorreu uma alteração no mapa de produção de melão, com a migração da cultura para o Rio Grande do Norte e o Ceará, estados que hoje lideram os volumes calculados e exportam parte de sua produção para o mercado europeu. Já a produção de melão no Vale do São Francisco é destinada ao mercado interno, mais especificamente para os grandes centros urbanos consumidores das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País.

Nos dias atuais, no Vale do Submédio São Francisco, que engloba áreas do oeste de Pernambuco até o norte da Bahia, são plantados anualmente três mil hectares de melão, que equivale a 13% da área cultivada com essa espécie no País. Por ano, a região produz 55 mil toneladas de melão, que gera por cerca de 10% a 12% da produção nacional.

A aptidão da região para o cultivo de frutas e hortaliças deve-se, sobretudo, a condições climáticas favoráveis ​​- temperatura, umidade relativa e graus de inclusão – ao longo de todo o ano, sendo uma área específica reconhecida pelo cultivo de uvas de mesa e mangas com registro de Indicação de Procedência.

Nenhum comentário: