sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Barreiro Podem Ajudar a Guardar Água Para Pequenas Irrigações na Seca

 

Barreiro podem ajudar a guardar água para pequenas irrigações na seca

 

O armazenamento de água em Barreiro de Irrigação de Salvação é uma tecnologia, pouca conhecida,  mas é uma alternativa para os agricultores acumularem água de chuva nas propriedades para uso em pequenas áreas quando a seca ameaça com a perda  de safra de culturas alimentares como feijão e milho. Muitos produtores do semi-árido conhecem o barreiro tradicional, que acumula água para matar a sede dos animais. O de Irrigação de Salvação, tem a finalidade exclusiva de uso na agricultura.

O pesquisador Nilton de Brito, da Embrapa Semi-Árido, detalha as diferenças entre eles: “Os barreiros tradicionais são construídos de uma forma onde o tanque fica numa posição que não favorece a utilização da água para a agricultura. Já no barreiro de irrigação de salvação o tanque de armazenagem é feito numa área superior em termos de altura de plantio e aí a água pode ser drenada para as áreas de plantio sem precisar utilizar bomba”.

O manejo dessa tecnologia, por exemplo, é muito simples. O principal cuidado que se deve ter é quanto ao local de sua instalação, que precisa ser num ponto mais elevado da propriedade para que seja possível fazer a irrigação por gravidade.

Segundo Nilton, o produtor do semi-árido pode usar a água armazenada no barreiro de irrigação para salvar uma cultura ou para fazer um segundo cultivo, o que vai lhe trazer um rendimento adicional. Um barreiro de irrigação de salvação com capacidade para 3 mil m3 que ocupa uma área de aproximadamente 100 m2 armazena água suficiente para suplementar quatro hectares num período de estiagem.

Nenhum comentário: