segunda-feira, 26 de abril de 2021

Um Capim Milagroso Usado na Lavoura e na Agroindústria

 

Um capim milagroso usado na lavoura e na agroindústria

 

É o capim citronela, uma planta com características de Inseticida natural, larvicida e repelente. Ele pode ser utilizado em pequenas plantações ou aproveitado para colheita e fornecimento para agroindústria de transformação vegetal. Segundo a engenheira agrônoma da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa/PB), Maria do Carmo dos Santos Lima, o cultivo da citronela é considerado de baixo custo e promove renda para o pequeno produtor rural .

Provavelmente as espécies de citronela originaram-se em Ceilão e sul da Índia, sendo hoje largamente cultivadas nas regiões tropicais. A espécie Cymbopogon nardus, conhecida como citronela do ceilão, inicialmente era cultivada em maior escala do que a Cymbopogon winterianus, conhecida como citronela de java.

A Dra Maria do Carmo diz que “O capim citronela não exige um solo muito fértil para sua produção. O cuidado maior é na hora da colheita”, é o que explica a engenheira. Segundo ela, o produtor deve seguir alguns passos para realizar a colheita. O primeiro deles é definir o período de colheita. É importante agendar o dia porque é uma forma de preparar a planta para a retirada. O produtor deve irrigar as plantas no dia anterior e fazer a retirada do material entre as 9 horas da manhã e meio-dia, horário de maior concentração dos princípios ativos da planta.

Depois disso, com a orientação de um especialista, o produtor vai obter o extrato da citronela para os diversos usos recomendado, quer seja como inseticida natural, ou como larvicida e repelente. O técnico também vai dizer, quanto tempo o extrato poderá ser conservado.

Nenhum comentário: