segunda-feira, 5 de abril de 2021

Pequenas Propriedades Podem Aumentar o Rendimento do Plantio do Milho

 

Pequenas propriedades podem aumentar o rendimento do plantio de milho

 

São duas técnicas simples e de fácil aplicação que otimizam a produção em pequenas lavouras de milho. A primeira é o uso de dragas no lugar da enxada para abrir covas. A segunda é  a aplicação de adubo orgânico ainda nas covas. A utilização da draga, que é como se fosse uma escavadeira, permite diminuir a área de plantio e aumentar a produtividade da área cultivada. Já com o uso do adubo orgânico, que é feito com o aproveitamento de materiais encontrados na própria propriedade, o produtor economiza na compra de insumos.

O pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, João Elias Rodrigues, diz que “O uso do plantio tradicional dificulta os tratos culturais pelo pequeno agricultor pela deficiência que ele tem em mão-de-obra dentro da família. Então, recomendamos que essas áreas menores sejam plantadas dentro de um alinhamento e um espaçamento definidos, com abertura de covas com dragas e uso de adubação orgânica por ocasião do plantio”. Para a adubação, o agricultor pode acrescentar, ao adubo convencional feito de esterco, materiais que antes seriam descartados, como o resto de capinas, além de qualquer outro produto orgânico disponível na propriedade.

As recomendações são válidas para o plantio de milho em áreas com 2.500 m2 (o equivalente a um quarto de hectare), onde podem ser cultivadas até 12.500 plantas de milho ou para áreas com aproximadamente 1.250 m2 (o equivalente a um oitavo de hectare), onde podem ser cultivadas até 6.250 plantas. Os resultados das pesquisas mostraram que, uma vez seguidas as orientações quanto a espaçamento, alinhamento, abertura de covas e adubação, a produtividade resultante nessas pequenas áreas corresponde, proporcionalmente, a obter cerca de quatro toneladas de milho por hectare

Nenhum comentário: