terça-feira, 27 de abril de 2021

Orientação para Formar Pequeno Plantio de Cana na Propriedade

 

Orientações para formar um pequeno plantio de cana na propriedade

 

Uma vantagem da cana-de-açúcar é o fato de ser uma forrageira vertical e, por isso, não necessitar de grande espaço na propriedade para ser cultivada. Além disso, a formação de um canavial é fácil e não exige muitos gastos. Formar um canavial na própria propriedade é uma boa opção para quem precisa garantir a alimentação do rebanho bovino no período seco do ano, quando as pastagens estão mais fracas e, por isso, menos nutritivas para os animais.

Combinada com a uréia, a cana-de-açúcar é uma opção de grande poder nutritivo para ser usada na alimentação animal. A localização, o tamanho do canavial e as variedades a serem plantadas são alguns dos fatores que podem melhorar a produção da cana-de-açúcar. Portanto, o produtor deve ficar atento a esses processos. O pesquisador Rodolpho Torres, da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG) explica ainda que a correção do solo é fundamental e que a calagem é importante para o cultivo pois esse processo é fonte de cálcio para a cana.

Para aumentar a capacidade de produção, a escolha das espécies de cana-de-açúcar a serem cultivadas deve ser feita cuidadosamente, e com a ajuda de um técnico especializado, que vai levar em conta as condições locais de relevo e fertilidade do solo.

Outra observação importante é quanto ao período de plantio. A recomendação é plantar as variedades de maturação média ou tardia entre setembro e novembro. Nesse caso, a colheita será no período de seca seguinte. Já as variedades de maturação precoce devem ser plantadas de janeiro a março. Assim, a colheita vai ser no período seco do ano seguinte.

Nenhum comentário: