domingo, 18 de abril de 2021

Projeto Amplia Extração de Madeira Em Pequenas Propriedades

 

CI
 

Projeto amplia extração de madeira em pequenas propriedades

Medida amplia dos atuais 15 metros cúbicos para 40 anuais
Por:  

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto que permite que agricultores familiares ampliem a extração de madeira na reserva legal de suas propriedades. O Projeto de Lei 195/21 aprovaria a medida para consumo local com limite de até 40 metros cúbicos de madeira por ano, sem necessidade de autorização dos órgãos ambientais. 

A proposta é do deputado Lucio Mosquini (MDB-RO) e altera o Código Florestal, que hoje limita a exploração de madeira nas pequenas propriedades familiares a 15 metros cúbicos por ano para uso no próprio imóvel, desde que não comprometa mais de 15% da biomassa da reserva legal. O texto mantém esse percentual.

Para o parlamentar o atual limite é insuficiente para atender às necessidades dos agricultores familiares. Ele argumenta que a madeira é um item essencial à propriedade rural, sendo usada na construção de cercas, estábulos, mata-burros ou fabricação de lenha.

“O limite de exploração atualmente estabelecido na lei é extremamente conservador do ponto de vista ambiental. É possível aumentar muito a taxa de exploração madeireira das nossas florestas sem degradá-las, como estudos científicos demonstram”, disse em entrevista à Agência Câmara.

O projeto também permite que a lenha ou madeira extraídas da propriedade do agricultor familiar sejam usadas em imóvel de parente em primeiro grau sem necessidade de autorização do órgão ambiental, inclusive para o transporte.

Nenhum comentário: