terça-feira, 20 de abril de 2021

Aprenda a Colher o Capim na Hora Certa Para o Gado

 

Aprenda a colher o capim na hora certa para oferta ao gado

  É comum, na fazenda, ocorrer o uso da forragem com baixo valor nutritivo, “envaretada”, com excesso de hastes, o que causa frustração das metas de desempenho animal. Isso pode ser resolvido pelo manejo adequado do pasto, que é um recurso de custo baixíssimo e de grande efeito econômico.

Em alguns casos, principalmente em sistemas de produção extensivos, pequenas mudanças no manejo podem melhorar muito a produção. Para aprender a manejar o pasto corretamente, deve-se primeiramente entender que o capim cresce em ritmo variável, em função do clima, da fertilidade do solo, da espécie forrageira, do sistema de pastejo e da carga animal.

Para colher o capim no momento certo, pode-se utilizar um sistema diferente de manejo, baseado em alturas fixas do dossel, e não em dias fixos de intervalo de descanso. Isso porque quando as plantas forrageiras encontram-se em ambiente favorável, com solos férteis e/ou adubados, com alta temperatura e precipitação, por exemplo, elas crescem rápido e ficam prontas para serem colhidas mais cedo, comumente muito antes de um período fixo de descanso de 28 a 35 dias no verão. E para colher bem, é recomendado, esperar que o capim esteja a uma altura de, pelo menos, um metro de altura.

Com esse tipo de manejo, respeitando o ritmo de crescimento de cada capim, respeita-se a fisiologia da planta forrageira e consegue-se colher a forragem sempre no ponto ótimo, o que é bom para garantir a longevidade das pastagens, o ganho dos animais e o lucro do produtor, pois haverá melhor aproveitamento do capim produzido.

Entretanto, o manejo de pastos rotacionados com base na altura exige que o pecuarista esteja disposto a inspecionar os piquetes diariamente ou treinar alguém para fazer isso. A transição para esse método de pastejo não precisa ser imediata. O pecuarista pode começar reduzindo os tempos fixos de descanso, ou começar a manejar áreas pequenas com base na altura, para aprender a observar o crescimento do capim.

Nenhum comentário: