sábado, 24 de abril de 2021

Pecuarista Deve fazer Consórcio de Pastagens no Inverno Para Produção de Leite

 

O pecuarista deve fazer consórcio de pastagens no inverno para produzir leite

 

Um erro dos pecuaristas nos últimos anos, é em vez de fazer a consorciação de pastagem, eles começaram a plantar uma única espécie de pastagem e a usar fertilizantes nitrogenados à base de petróleo para aumentar sua produção. Com o tempo, descobriu-se que essa técnica era extremamente prejudicial ao meio ambiente e também ao bolso do pecuarista: por se derivado do petróleo, os adubos nitrogenados são caros.

Por isso, a recomendação é um consórcio de pastagens de inverno para ajudar a melhorar a produção de leite. O pesquisador Daniel Montardo, da Embrapa Pecuária Sul, explica em que consiste a técnica da consorciação de pastagens: “é o manejo de uma área utilizando mais de uma espécie de gramíneas ou usando gramíneas e leguminosas, espécies que fixam nitrogênio no solo”. Com a consorciação, as pastagens são usadas por mais tempo e o produtor economiza nos gastos com adubação.

O pesquisador diz que para quem quer fazer a consorciação, deve observar as melhores épocas de plantio, como deve ser a densidade da semeadura, qual a qualidade das sementes usadas e como deve ser feita a ressemeadura natural. Outra coisa muito importante é a escolha das gramíneas e leguminosas manejadas no processo de consorciação que mais estão se adaptando a cada região do país.

Nenhum comentário: