terça-feira, 6 de abril de 2021

Forte Calor no NE Provoca Pancadas de Chuvas

 CI

 
PREVISÃO DO TEMPO

AGROTEMPO: forte calor no Nordeste provoca pancadas de chuva

Já no Sul, as temperaturas serão típicas de outono com amanhecer e anoitecer amenos
Por:

A terça-feira (06.04) será marcada pelo avanço de um cavado, uma região alongada de baixa pressão, sobre o sul do país em direção ao sudeste. Reforçando as instabilidades em parte do sudeste com potencial para acumulados de chuvas expressivos. O avanço deste sistema, também mantém as instabilidades alinhadas em parte do centro-oeste. Já na nos estados do norte do país, o forte calor continua sendo o principal ingrediente para a formação das pancadas de chuva. Ao passo que, na região nordeste, os volumes seguem com uma tendência de baixos volumes para hoje. 

Na quarta-feira (07.04), o cavado contribuirá para o alinhamento das instabilidades entre o MT, ES e RJ com potencial para chuvas fortes nesta área sendo que, em MG as chuvas deverão ser ainda mais intensas e generalizadas. No centro-norte do Brasil, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), posicionada mais próxima ao litoral norte do Nordeste, voltará a favorecer chuvas fortes na faixa litorânea do MA, PI e CE. Além disso, o padrão de circulação manterá as condições para acumulados elevados de forma generalizada sobre parte do AM e sul de RR. 



Região Nordeste
Uma massa de ar seco, predomina o tempo em boa parte da região nordeste, mantendo o tempo firme no oeste da BA, PE, PB, RN, CE e faixa norte do PI. Nas demais áreas, como no litoral do estado da BA, SE e AL, há condições para pancadas de chuvas rápidas, mas devido, principalmente, aos ventos de leste que levam a umidade do mar para a costa da região. São esperadas pancadas de chuva isoladas e mal distribuídas ao sul do PI e em grande parte do MA, sendo essas chuvas muito associadas ao forte aquecimento diurno. 


Nenhum comentário: