Ação
Incra Itinerante atende 2,3 mil assentados da reforma agrária em Pernambuco
O Incra em Pernambuco atendeu, nos últimos dois meses, 2,3 mil beneficiários da reforma agrária por meio do Incra Itinerante. A ação, realizada em todo o país, leva os serviços da autarquia aos municípios por meio de mutirões, evitando que assentados percam tempo e recursos para se deslocarem até uma unidade do instituto.
No estado pernambucano, houve cinco mutirões desde novembro. Além de consultas documentais e esclarecimentos sobre serviços prestados pelo Incra, nessas ocasiões foi possível efetivar 123 atualizações cadastrais, 87 desbloqueios de beneficiários no Sistema de Informações de Assentamentos de Reforma Agrária (Sipra) e regularizar 327 parcelas.
Foram assinados, ainda, 98 contratos do Crédito Instalação e 792 Contratos de Concessão de Uso (CCU), documento anterior à titulação definitiva. Mais 317 inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que comprova a regularidade ambiental dos lotes, e 428 inscrições no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) também estão entre os feitos alcançados.
Os mutirões são estruturados por meio de parcerias com o poder público municipal e os movimentos sociais do campo. O superintendente do Incra/PE, Givaldo Cavalcante, ressaltou a importância das atividades. “O Incra Itinerante é uma ação que a gente trouxe muito forte neste ano. Estivemos presentes em vários municípios do estado, em todas as regiões, levando o Incra e toda sua estrutura até o assentado e, assim, fazendo o processo de regularização dessas famílias”, enfatiza.
Cavalcante completa, agradecendo aos movimentos sociais do campo, aos assentados e às equipes de servidores da autarquia que, segundo destaca, se esforçaram ao máximo para desenvolver todo o trabalho com disposição, desde o planejando até o término de cada atendimento ao público da reforma agrária.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário