Bacia leiteira de Pernambuco vai receber R$ 1,4 milhões em investimentos este ano
A cadeia produtiva da bovinocultura de leite em Pernambuco, deve receber este ano, investimentos de R$ 1,4 milhões, através da 15ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com sede em Recife (PE. A entidade está mobilizando recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para investimentos em atividades e cadeias produtivas estratégicas para o desenvolvimento dos 112 municípios pernambucanos situados nas bacias hidrográficas de sua área de atuação.
Os recursos estão sendo aplicados na aquisição e repasse de 300 ordenhadeiras mecânicas que devem promover o acesso de produtores familiares à tecnologia para mecanização da produção. Com os investimentos, a Codevasf aposta no fortalecer da capacidade produtiva, que trará aumento da eficiência da produção e a redução dos custos.
A modernização do processo produtivo da bovinocultura pernambucana tem como estratégia fomentar o desenvolvimento territorial e melhorar a qualidade de vida da população dos municípios atendidos. A ordenhadeira mecânica, por exemplo, permitirá a retirado do leite de maneira rápida e segura. Assim, o trabalho dos produtores será aperfeiçoado, pois o processo ocorre em horários estabelecidos, trazendo maior facilidade de operação e evitando o estresse do animal.
Desde a implantação da 15ª Superintendência Regional da Codevasf no segundo semestre de 2023, a Companhia vem ampliando as ações de apoio às organizações de produtores em sua área de atuação, por meio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (APL), com a estruturação de importantes atividades e cadeias produtivas com foco na agricultura familiar, a exemplo da fruticultura, horticultura, apicultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura, aquicultura, pesca, economia criativa, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário