O Rio São Francisco recebe mais de 50 mil alevinos
A iniciativa é da companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) ealizou que um peixamento em trecho do rio São Francisco em Pernambuco. O local escolhido foi a orla fluvial do município de Petrolina, sede da 3ª Superintendência Regional. Ao todo, foram depositados, no rio, 50 mil alevinos das espécies curimatã, piau e pacamã, produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, em Petrolina.
Rozzano Figueiredo, engenheiro de pesca da Codevasf, conta que essas são espécies nativas do rio São Francisco com valor econômico, social e ecológico. “O piau verdadeiro tem valor econômico e é utilizado na pesca esportiva; o curimatã também tem bastante valor econômico, e o pacamã é uma espécie ameaçada de extinção”, pontuou.
Estudantes de escolas públicas de Petrolina participaram do peixamento. Para Ana Célia Cerqueira, aluna da Escola Municipal Miguel Arraes, esse foi um momento de aprendizado e de conscientização. “Que todo mundo possa economizar a água, não deixando torneira ligada na hora de escovar os dentes, de tomar banho. A gente deve preservar a nossa água, que é tão importante”, disse.
Participaram do peixamento o superintendente regional e técnicos da 3ª Superintendência Regional da Codevasf; professores e alunos da Escola Municipal em Tempo Integral Governador Miguel Arraes e o prefeito de Petrolina, Simão Durando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário