terça-feira, 18 de abril de 2023

 

Chegou a hora dos criadores de cavalos Quarto de Milha planejarem o sistema de alimentação para o início da estação de monta

   

A estação de monta dos cavalos Quarto de Milha se inicia entre os meses de julho e agosto, mas para garantir um melhor resultado nesta fase, se faz necessário o fornecimento de uma alimentação adequada para esta época. “A estratégia nutricional para a estação de monta é feita 60 a 90 dias antes, preparando os animais nutricionalmente para iniciarem o período aptos para reprodução”, explica o zootecnista Sigismundo Fassbender, gerente de Produtos de Equinos da Guabi Nutrição e Saúde Animal.

“Há uma máxima na nutrição animal que diz que o cio entra pela boca”, comenta o especialista. Segundo o gerente da Guabi, para as éguas entrarem em um cio sadio, precisam receber um suporte nutricional específico previamente ao início da estação. “Quando iniciada no tempo certo, essa dieta garante melhoria dos índices reprodutivos, como confirmação de embriões, taxa de prenhez e qualidade do sêmen”, destaca.

Os especialistas orientam vários produtos para uso na fase de reprodução dos cavalos Quarto de Milha, como: Beet, que contém vários aditivos voltados para esta finalidade, com destaque para a alta concentração de betacaroteno e Ômega 3,  que é uma combinação de antioxidantes que garante a integridade dos espermatozoides e óvulos; Protect, um complemento nutricional que atua na prevenção de possíveis contaminações por micotoxinas; e Energy Pro 20, um suplemento proteico energético vitamínico com macrominerais de qualidade superior e 100% de microminerais orgânicos.

As diferentes atividades dos cavalos, ou seja, o tipo de trabalho que desempenham, exige tipos diferentes de ração. “Modalidades diferentes têm estratégias nutricionais diferentes, o que exige o desenvolvimento de produtos para cada categoria específica”, afirma o gerente de equinos, ressaltando que a empresa também conta em seu portfólio com soluções para atender às necessidades peculiares de cada fase do desenvolvimento dos cavalos de alto desempenho.

Nenhum comentário: