quinta-feira, 27 de abril de 2023

 

A importância da Erva-mate para a saúde das pessoas

   

A erva-mate é uma espécie arbórea nativa da América do Sul; suas folhas e galhos finos são cada vez mais consumidos por diferentes formas de infusão (em água quente ou fria) e em outros produtos, devido aos efeitos repelentes à saúde. Sua composição bioquímica tem cada vez mais despertado a atenção das indústrias alimentícias, que utilizam seus compostos como matéria-prima para produção de energéticos, por exemplo.

Vários compostos presentes na erva-mate, como cafeína, teobromina e compostos fenólicos, promovem benefícios à saúde humana. Além de suas propriedades estimulantes, outros benefícios à saúde relacionados às metilxantinas e compostos fenólicos têm sido relatados para a erva-mate, como atividade antioxidante, diurética, redutora de colesterol e hepatoprotetora.

“As folhas mais tenras apresentam maiores teores de compostos bioquímicos, interessantes para várias indústrias alimentícias e de cosméticos. Esses resultados podem contribuir para atender a diversos mercados, com o desenvolvimento de novos produtos como chás, bebidas, extratos e outros alimentos com erva-mate”, explica Wendling. Os produtores terão mais uma alternativa para o cultivo de erva-mate, já que poderão aproveitar melhores pequenas áreas, focando no cultivo de maior precisão, que resultará em um produto com maior valor agregado. “E a indústria também será beneficiada, pois terá em mãos uma matéria-prima de alta qualidade, que possibilitará maior eficiência dos processos de geração de compostos de interesse”, acrescenta Gabira.

“Há uma demanda crescente por folhas de erva-mate com maior qualidade que podem, adicionalmente, ser originadas por meio de programas de melhoramento associados a características silviculturais diferenciadas, por exemplo”, afirma Wendling. “Os resultados divulgados demonstraram o potencial da erva-mate para o manejo em povoamentos de alta densidade, com períodos de rotação reduzidos e manejo adequado de nutrientes para a produção de altos volumes de biomassa. Essas informações são importantes para plantios com essa finalidade”, complementa o pesquisador.

Apesar de sua importância econômica, ecológica e social, a silvicultura da erva-mate ainda carece de informações importantes e alternativas aos sistemas convencionais de produção de biomassa. “Os resultados desse estudo vêm colaborar com o desenvolvimento de um novo sistema de cultivo de erva-mate, com alta densidade de plantio, fertilização adequada, e entrega de um produto diferenciado”, reforça Wendling

Nenhum comentário: