O uso de remineralizadores como alternativa sustentável para fertilizar o solo na agricultura
Os remineralizadores, também conhecidos como pó de rocha, são produzidos a partir da fragmentação de rochas com características específicas, sem transformação química, que melhoram a qualidade do solo e a produtividade das culturas. A sua atuação acontece de forma estratégica proporcionando uma maior disponibilidade de nutrientes de plantas fixados ao solo. Desse modo, tanto os macros quanto os micronutrientes são repostos no solo de forma gradativa para a plantação. Geralmente, as rochas utilizadas nesse processo são ricas em nutrientes como: fósforo, cálcio, potássio e magnésio.
A incorporação dos remineralizadores no manejo na agricultura garante um solo com melhor qualidade e com melhor atividade biológica, o que será observado nos resultados finais da plantação.
Em um cenário econômico em que o preço do dólar torna ainda mais caro a importação de fertilizantes e nutrientes, como o potássio, nitrogênio e o fósforo, encontrar opções nacionais de fertilização do solo é a melhor solução para os produtores rurais. E o Brasil tem investido na criação de remineralizadores, inclusive com produção na Bahia, como é o caso do Vulcano, primeiro remineralizador certificado pelo MAPA no Nordeste e produzido na Bahia pelo Grupo V, que é resultado da união da Civil Mineração com o Grupo Novavia.
O uso de remineralizadores e de outros fertilizantes é muito importante na agricultura brasileira, pois os solos no Brasil são bastante intemperizados e, consequentemente, ácidos e pobres em nutrientes. De acordo com o pesquisador Nielson Machado, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), para tornar os solos brasileiros mais produtivos, em geral, são utilizadas quantidades elevadas de fertilizantes, que em média representam de 30% a 40% dos custos variáveis da produção.
Desse modo, o uso do pó de rocha silicática, a exemplo do Vulcano, como fertilizante é uma alternativa promissora. “O uso de remineralizadores permite ao Brasil diminuir a sua dependência externa de fertilizantes, trazendo benefícios produtivos e econômicos, favorecendo um melhor desempenho da balança comercial”, explica o pesquisador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário