terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

 

Ministro Carlos Fávaro destaca Plano Nacional de Fertilizantes em reunião do Cosag

Objetivo é aumentar a autonomia do Brasil em relação aos fertilizantes, dando competitividade e sustentabilidade à produção local, além de gerar empregos e oportunidades
Ministro Carlos Fávaro destaca Plano Nacional de Fertilizantes em reunião do Cosag
Ministro Carlos Fávaro destaca Plano Nacional de Fertilizantes em reunião do Cosag
Ministro Carlos Fávaro destaca Plano Nacional de Fertilizantes em reunião do Cosag
Ministro Carlos Fávaro destaca Plano Nacional de Fertilizantes em reunião do Cosag

Nesta segunda-feira (5), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da Reunião de Abertura dos Trabalhos Anuais do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na ocasião, discorreu sobre o Plano Nacional de Fertilizantes, que tem por objetivo reduzir a dependência brasileira do insumo, dando competitividade e sustentabilidade à produção nacional.

“Estou aqui representando o vice-presidente Geraldo Alckmin, que lidera o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas, o Confert. Temos o objetivo de aumentar a produção de fertilizantes em 50% até 2050. São 40 milhões de toneladas a mais e 100 milhões de toneladas de calcário agrícola aos nossos produtores”, destacou o ministro Fávaro. “Esse objetivo geraria 50 mil postos de trabalho direto e 500 mil indiretos”, completou.

O Confert aprovou em novembro as diretrizes, metas e ações do novo Plano Nacional de Fertilizantes (PNF). Atualmente, mais de 87% dos fertilizantes usados pela agricultura são importados, custando cerca de US$ 25 bilhões anuais. O horizonte do PNF é chegar a 2050 com uma produção nacional capaz de atendar entre 45% e 50% da demanda interna, além de gerar oportunidades e empregos para os brasileiros.

O ministro Fávaro também destacou em seu discurso o trabalho que vem sendo feito pela Embrapa para que o PNF alcance seus objetivos. Exemplificou com a criação do Centro de Excelência em Fertilizantes, que deve ter sua inauguração em julho de 2024. “Certamente isso vai baratear e garantir o uso de tecnologias próprias para a agricultura brasileira. Estamos trabalhando para essa autonomia”, pontuou o ministro do Mapa.

Ainda, foi frisado o trabalho realizado pela Caravana Embrapa FertBrasil, que é uma jornada que percorre as principais regiões agrícolas do país, levando ao produtor rural tecnologias e conhecimento para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes, enfatizar a importância do manejo sustentável dos solos e melhorar a produtividade. Estima-se que, em 2023, a caravana proporcionou no campo aumento da eficiência que pode ter chegado a uma economia de U$ 1 bilhão para o produtor rural brasileiro.

Fávaro também destacou o acordo firmado entre Brasil e Bolívia, na última semana, para ampliar a produção de fertilizantes em ambos os países, com o fornecimento de gás natural, a retomada das obras da fábrica de Três Lagoas (MS) e o estudo de viabilidade para a implantação de uma planta em Mato Grosso.

O evento ainda contou com o presidente da Bioenergia Brasil e do SIAMIG apresentando “O Papel dos Biocombustíveis na Descarbonização da Frota Veicular” e com o lançamento do livro “Roberto Rodrigues, o Semeador. Quem Planta, Colhe!”.

Nenhum comentário: