A importância da cana-de-açucar para o Brasil
A cana-de-açúcar desempenha um papel fundamental na economia brasileira, especialmente no setor sucroenergético. No entanto, enfrenta desafios como a necessidade de novas variedades adaptadas a diferentes áreas cultiváveis, à compactação do solo, danos mecânicos às soqueiras, manejo agronômico insuficiente, falta de atualizações no plantio direto mecânico e déficit em planejamento, práticas de manejo e previsão de produtividade.
O Brasil é um dos maiores produtores de açúcar do mundo, sendo responsável por cerca de um quarto da produção global e metade das exportações globais. Embora as principais regiões produtoras de cana-de-açúcar estejam localizadas no Sudeste e Centro-Oeste do país, a cultura é cultivada em quase todos os estados brasileiros.
Participaram do estudo: Michel Colmanetti e Rubens Lamparelli (Unicamp), Santiago Cuadra, Daniel Vitória e José Eduardo Monteiro (Embrapa Agricultura Digital), Osvaldo Cabral e Vinícius Buffon (Embrapa Meio Ambiente), Helber de Freitas. (USP), Marcelo Galdos (Rothamsted Research, Harpenden, United Kingdom), Anderson Marafon (Embrapa Tabuleiros Costeiros), Anderson de Andrade Junior (Embrapa Meio Norte), Sergio Delmar Silva (Embrapa Clima Temperado), Thayse Hernandes (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), e Guerric le Maire (Eco&Sols, University of Montpellier, CIRAD, INRA, IRD, Montpellier, France).
Nenhum comentário:
Postar um comentário