quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

 

Assentado em Petrolina (PE) alcança marca de 104 toneladas de uva por safra

PE_producao uva_Expedito Firmino da Silva_PA São José do Vale_Petrolina_fev2024.PNG

Assentado Firmino Silva tem conseguido fazer até três safras de uva por ano em seu lote - Foto: Incra/PE

O volume de produção do lote do assentado Expedito Firmino da Silva - no assentamento São José do Vale, em Petrolina (PE) -, tem inspirado e chamado a atenção de outros agricultores familiares da região e dos técnicos do Incra. Isso, porque em seu lote por safra foram colhidas 104 toneladas de uva em uma pequena área de quatro hectares. Além disso, seu lote produz 72 toneladas de pinha, em apenas 1,5 hectare por ano.

Firmino – que é beneficiário do Crédito Instalação do Incra, nas modalidades Apoio Inicial, Fomento e Semiárido -, tem conseguido fazer até três safras de uva por ano em seu lote.

O sucesso do agricultor não foi alcançado sozinho. Com o apoio da família e mais 12 funcionários, Firmino conseguiu manter e expandir sua produção.

Atualmente, o assentado comercializa as frutas no mercado local e com atravessadores que distribuem para outros estados. Contudo, Firmino expressou seu desejo de acessar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para melhorar os meios de escoamento, eliminando atravessadores e potencialmente ampliando ainda mais sua produção, resultando em maior lucratividade e oportunidades de emprego.

Assentamento
O assentamento São José do Vale, localizado a 50 quilômetros da área urbana de Petrolina, abriga 36 famílias de trabalhadores rurais. Cada família recebeu um lote de aproximadamente 6 hectares às margens do Rio São Francisco.

Além da produção de uva e pinha, o assentamento também se destaca na produção de melancia, goiaba, manga, pinha e acerola. A diversificação da produção e a geração de renda nos assentamentos é um exemplo de como reforma agrária pode proporcionar oportunidades.

Assessoria de Comunicação Social do Incra em Pernambuco

Nenhum comentário: