CONTAG e FETARN participam de reunião sobre convênio internacional em Apodi/RN
CONTAG e FETARN participaram da reunião ampliada para construção do evento internacional de testagem das máquinas agrícolas poupadoras de mão de obra na agricultura familiar.
O coordenador da Regional Nordeste da CONTAG, Manoel Cândido, reforça o apoio da CONTAG à importante parceria entre Governo do Rio Grande do Norte e o governo chinês para trazer esse maquinário. “A CONTAG já vem participando desse debate há algum tempo. Aqui em Apodi, a gente viu que o assunto tem sido bastante discutido com os agricultores e as agricultoras familiares de todas as comunidades. Então, o pessoal vem aceitando essa ideia da mecanização agrícola num porte que seja de acordo com a necessidade do agricultor familiar, que ele possa adquirir essas máquinas e que sirva para uma melhor produção. Para que assim a gente consiga contribuir com o projeto do Governo Lula no que diz respeito a acabar com a fome nesse país e, principalmente, no nosso Nordeste”, finaliza.
O evento está sendo construído com a participação das diversas entidades no âmbito estadual e o município de Apodi no Rio Grande do Norte será o anfitrião a receber a maioria desses equipamentos, quando se transformará no Centro de testagens no dia 02 de fevereiro de 2024.
O presidente da FETARN, Erivam do Carmo, explica que a mecanização agrícola é uma solicitação dos trabalhadores e das trabalhadoras da agricultura familiar e que vai se tornar realidade. “Certamente, a mecanização vai trazer melhorias para a agricultura familiar do RN numa perspectiva de segurança e soberania alimentar, diminuindo a necessidade de mão de obra e permitindo que os nossos agricultores e agricultoras familiares produzam mais”, analisa.
Participarão do processo de testagens dos equipamentos em Apodi/RN, além da CONTAG e Federações, uma missão chinesa que virá com representantes de governo, universidades e empresários, grande parte dos governadores do Nordeste, gestores da Agricultura Familiar, universidades, empresários interessados, bem como as diversas outras entidades.
Representantes de universidade chinesa estarão no Rio Grande do Norte, junto com gestores da agricultura familiar de estados do Nordeste.
O diretor técnico da Emater/RN, Cícero Figueiredo, avalia que haverá um aumento na produtividade na agricultura familiar do RN a partir dessa cooperação. “Essa parceria vai fazer com que o agricultor possa conduzir melhor o seu roçado, a sua cultura e, com isso, aumentar a produção dele. Vai melhorar a situação diante da escassez de mão de obra. Com a chegada desse maquinário, a gente está apostando que a juventude rural vai ficar no campo”, comemora.
Essas máquinas poupadoras de mão de obra chegam objetivando superar o baixo índice de mecanização agrícola na agricultura familiar, em especial no Nordeste, que fica, segundo o IBGE, em torno de 2,3% nesse setor específico. Será um momento importante para trazer novos conhecimentos da aplicação de tecnologia para a agricultura familiar no estado. Esses equipamentos irão se somar nesse processo de inovação tecnológica e mecanização para a agricultura familiar, podendo trazer melhoria para a vida dos agricultores, desde a erradicação da fome, à melhoria de condição de trabalho, ao aumento da renda.
O secretário da Sedraf, Alexandre Lima, informou que a secretaria tem feito um trabalho de mobilização e monitoramento em parceria com a CONTAG e a FETARN que será concluída com a vinda dos equipamentos da China à Apodi. “O Governo do Estado reconhece a importância histórica da FETARN e da CONTAG. Isso garante que os rumos do projeto atenderão aos anseios e necessidades dos trabalhadores. Então, para a gente é fundamental a presença da FETARN e da CONTAG nesse processo, que vai tornar Apodi um centro de referência em mecanização agrícola em pequena escala voltada à agricultura familiar do Nordeste e do Brasil”, celebra.
Na reunião de construção, a Coordenação Regional Nordeste se fez presente através do coordenador Manoel Cândido da Costa e do assessor Gilberto Silva. A FETARN se fez presente através do presidente Erivam do Carmo Silva, da secretária de Mulheres, Jocélia Silva, e do assessor de comunicação, Rafael Pereira. O Governo do Estado esteve representado pelo secretário da Sedraf, Alexandre Lima, e o diretor técnico da Emater/RN, Cícero Figueiredo. Também participaram da reunião representantes da UNICAFES Nacional, Comissão Pastoral da Terra – CPT, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, MST e diversos outros movimentos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FETARN
Nenhum comentário:
Postar um comentário