terça-feira, 5 de dezembro de 2023

 

As mudanças no clima provocam dificuldade para as populações de várias partes do mundo

   

As mudanças climáticas representam um problema sério para as comunidades em todo o mundo. É o que revela uma pesquisa global. Para 60% das pessoas, as mudanças climáticas contribuem para o aumento dos conflitos em suas comunidades, especialmente devido à escassez de água, à corrupção e ao deslocamento forçado; Na opinião de 57% dos entrevistados, as mudanças climáticas aumentam o risco de fome ou insegurança alimentar; A maioria dos entrevistados (99%) concorda que as mudanças climáticas levam ao deslocamento de pessoas para suas comunidades ou para fora delas.

Este é um relatório divulgado antes da COP28 pela agência de ajuda internacional World Vision revelando as opiniões das pessoas que vivem em regiões afetadas e que têm relação com as mudanças climáticas, os conflitos, a fome e o deslocamento forçado. Novos dados de comunidades em nove países de baixa e média renda mostram que 86% das pessoas nessas comunidades já enfrentam uma grande variedade de riscos climáticos, e mais de 60% acreditam que as mudanças climáticas estão agravando ainda mais os conflitos em suas comunidades.

“Esta pesquisa destaca o custo de décadas de inação por parte da comunidade internacional. Os líderes precisam urgentemente pressionar por uma ação real na COP que será realizada neste mês. O ano de 2023 está a caminho de ser o mais quente já registrado e as mudanças climáticas estão piorando visivelmente os conflitos violentos e a fome, forçando pessoas cada vez mais vulneráveis a se deslocarem para novas áreas em busca de pastagens, alimentos e segurança”, afirma Mary Njeri, diretora global de combate à fome da World Vision.

Esse relatório constatou que 80% dos membros da comunidade acreditam que a mudança climática piorou sua situação econômica, e quase 60% concordaram totalmente que o clima aumenta o risco de fome. Os efeitos da mudança climática colocam as pessoas, especialmente os agricultores e pastores, em posições extremamente vulneráveis, o que agrava as tensões sociais em suas comunidades, à medida que tentam encontrar novas formas de sustentar suas famílias.

Os moradores das comunidades concordaram quase unanimemente que as mudanças climáticas provocam deslocamentos para suas comunidades ou para fora delas, e mais de um terço das pessoas pesquisadas (35%) afirmou ter vivenciado alguma forma de conflito nos últimos 12 meses. Muitos desses conflitos foram causados por disputas de terra (27%) ou de água (20%). “As conclusões desse relatório são alarmantes e revelam problemas que só tendem a aumentar se não agirmos para promover a terra de Deus”, acrescenta Njeri.

Nenhum comentário: