domingo, 10 de dezembro de 2023

 

Agricultor gaúcho se destaca na produção de bergamota junto da família

Ao lado do pai e da mãe, Charles Kauer continua o legado agrícola da família. Em Montenegro-RS, eles produzem bergamotas e derivados da fruta cítrica.


Bring Filmes — Foto: Julien Pereira


Charles Kauer sempre cuidou dos pés de tangerinas na fazenda da família, de descendência alemã, com muito orgulho. Seu sonho de criança, como muitos meninos brasileiros, era ser jogador de futebol. Competindo em clubes e ligas juvenis, na região do Vale do Caí-RS, o menino foi dos gols no gramado ao cultivo de frutos no campo. Hoje, o produtor rural relaciona o que viveu nas partidas batendo bola ao trabalho em equipe na roça. Para ele, não fazemos nada sozinhos. Isso aprendeu com os pais, com quem divide o dia a dia na lida até hoje, em Montenegro-RS.

A história da nossa família começou com os meus pais. Há 30 ou 40 anos eles têm lavoura. A gente basicamente brincava na nossa infância aqui no interior, né? Os meus pais iam pra roça trabalhar lá com a bergamota e a gente ia junto. A minha mãe levava o frühstück, café da manhã em alemão. A gente sempre estava junto com eles, na colheita, na lida... Quando eu era mais adolescente, eu saí para trabalhar fora, para ver como é e me aventurar em alguns lugares. Mas acabei voltando pra roça e, desde então, essa parceria com meus pais tem dado certo. A gente troca bastante experiência. Eu aprendo muito com meu pai, ele tem muito ensinamento para me passar. Assim como eu, um dia, posso passar para minha filha, né?

Bring Filmes — Foto: Julien Pereira


Enquanto trabalhava fora, Charles encontrou muito conhecimento. Se abrindo ao novo, estudou, conheceu pessoas e explorou outros lugares. Isso o ajudou a trazer perspectivas diferentes ao negócio familiar de bergamotas. Com um pai criativo e uma mãe pé no chão, mas totalmente acessíveis, Charles encontrou equilíbrio e apoio necessários para transitar de maneira fluida entre o mundo tradicional e as novas tecnologias.

É bem importante a tecnologia no agronegócio, porque sem ela a gente fica às vezes estagnado. Foi isso que a gente implementou aqui na nossa propriedade. De início, a gente construiu uma agroindústria em 2017, onde a gente beneficia e agrega valor ao nosso produto. A gente partiu para a área dos sucos também, que já é bem diferente da geleia. Daqui a pouco a gente tem alguma outra ideia para agregar valor na bergamota, algo que a gente não tenha conhecimento ainda... Estou sempre aberto a novas possibilidades.



Colhendo e transformando bergamotas e laranjas em geleias e sucos integrais, somando os rendimentos, Charles e sua família produzem por volta de 20 mil quilos dessas delícias por ano, sendo 14 mil litros de suco e 5 toneladas de geleia. Sem adição de conservantes, seus produtos alcançam quem é apaixonado por um gostinho caseiro. O que mais importa para o gaúcho é a sua família: a esposa Amanda, que é fisioterapeuta, e a filhinha de um ano e meio. Almejando dar um bom futuro a ela, com educação e finanças bem estabelecidas, Charles torce para que, um dia, a pequena dê continuidade na produção. Esperançoso, ele aposta suas fichas no agronegócio brasileiro.

Hoje, o agro no Brasil é uma potência, é ele que sustenta o país. Eu acho que a tendência é só melhorar, em todos os sentidos: tecnologia, diversidade, proteção ambiental, porque o agro respeita a proteção ambiental. A gente tem leis pra isso, que a gente tem que cumprir pra produzir. O Brasil é um grande celeiro do agro para o mundo inteiro.



Para Charles, o retrato do agricultor mudou. Aquele senhorzinho de chapéu e palhinha na boca, que pega a sua enxada e vai trabalhar não é o mesmo. Com sede de inovar, o produtor sabe que é possível produzir mais em muito menos espaço. Por isso, para continuar avançando em seu trabalho, ele conta com a força e versatilidade da Chevrolet S10 High Country.



A importância de ter uma Chevrolet S10 no nosso negócio é que ela comporta e suporta todas as nossas necessidades que a gente precisa dentro da propriedade. Ela tem um valor agregado muito bom. É muito importante ter uma caminhonete dessas, robusta e 4x4. Ela suporta bastante carga, que é o que a gente precisa aqui na propriedade, não tem risco de atolar e é uma baita camionete. Quando a gente está na lavoura, na roça, e tem uma necessidade, a tecnologia OnStar tá ali disponível pra utilizar quando a gente não tem nenhum outro meio de comunicação. A tecnologia 24 horas por dia do OnStar nos dá muita proteção.

Ouvindo a experiência dos pais e buscando evoluir, Charles quer continuar agregando valor em sua produção, hoje familiar. Pensando em expandir, ele deseja alcançar novos mercados. Sua maior saudade está na infância, seu medo? Para ele a palavra não existe. Afinal, ‘é tu que manda no teu futuro’. Para o produtor e herdeiro da produção de bergamotas, a pessoa que faz acontecer no agronegócio não desiste. Batalha, enfrenta as adversidades de cabeça erguida e sempre está melhorando a si mesma.

Hoje eu penso assim... Eu tenho que melhorar o meu eu anterior, não o teu eu anterior. É tu que tem que saber o que tu tem que mudar. Eu tenho que mudar a mim mesmo, ser melhor do que eu era. Para tentar melhorar sempre... Conheço um filme que tem uma frase bem legal, eles dizem: ‘Não tem nada de cavalheirismo ser melhor que o próximo.’ Então, o cavalheirismo é ser melhor do que quem tu era. Acho que essa é a grande essência do ser humano.

Nome: Charles Leonardo Kauer

Idade: 32 anos

Cidade: Montenegro - RS

Atividade: Bergamota e laranja

Nenhum comentário: