segunda-feira, 28 de março de 2022

 

Instituto Nacional de Meteorologia emite dois alertas de chuvas intensas no RN

Chuvas fortes atingem o RN desde a madrugada de sábado (26). Previsão do Inmet é de que 147 cidades sofram com chuvas intensas que podem chegar a um acumulado de até 100 mm por dia.

Por g1 RN


Avenida 4, no Alecrim, com alagamento — Foto: Pedro Trindade

Avenida 4, no Alecrim, com alagamento — Foto: Pedro Trindade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas em todo o Rio Grande do Norte deste domingo até 10h de segunda-feira (28).

Os dois alertas são de escalas diferentes. Um deles tem grau de severidade de "Perigo", o segundo numa escala de três níveis, e atinge 147 cidades do estado. O outro é de "Perigo potencial" e atinge as outras 20 cidades (veja a lista dessas cidades).

Níveis de chuvas

Grau de severidade
Perigo potencial (amarelo) Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
Perigo (laranja) Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autotidades.
Grande perigo Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

A maioria das cidades do estado (as 147 que estão no alerta de perigo) podem sofrer chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos entre 60 e 100 km/h.

Já as outras 20 cidades (do risco de perigo potencial) têm chuvas de até 50 milímetros por dia e vento de até 60 km/h.

O Inmet alerta ainda que as chuvas que vão atingir a maioria das cidades do estado podem causar risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alertas do Inmet para este domingo e segunda-feira — Foto: Divulgação

Alertas do Inmet para este domingo e segunda-feira

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, o órgão recomenda ainda desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Qualquer orientação ou auxílio, devem ser contatados a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Chuvas intensas

Neste fim de semana, Natal, Mossoró e várias outras cidades do estado tiveram chuvas intensas, que causaram transtornos em diversos locais, com pontos de alagamento, água invadindo casas e também destruindo ruas.

Chuvas causaram transtornos nesta manhã em Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Chuvas causaram transtornos nesta manhã em Natal 

"As condições meteorológicas seguem favoráveis com a atuação da Zona de Convergência Intertropical e a elevação da temperatura dos oceanos,” explicou o chefe da unidade de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Houve registros de alagamentos ainda em Macaíba, Goianinha e Baía Formosa, todos ligados a sistemas de drenagem que não suportaram a grande quantidade de água.

Equipes de alerta

O Governo do Rio Grande do Norte decidiu manter equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Caern de plantão para apoiar municípios diante das fortes chuvas.

Em Natal, o prefeito Álvaro Dias se reuniu na noite de sábado com o gabinete de crise e determinou que equipes das secretarias fiquem de plantão nas próximas horas. Em caso de emergência os natalenses devem acionar o 190 da Defesa Civil.

Avenida Felipe Camarão em Mossoró registrou pontos de alagamento — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Avenida Felipe Camarão em Mossoró registrou pontos de alagamento 

Cidades com chuvas de perigo potencial (as demais tem chuvas com risco de perigo):

  1. Arez
  2. Baía Formosa
  3. Brejinho
  4. Canguaretama
  5. Espírito Santos
  6. Goianinha
  7. Jundiá
  8. Lagoa D'Anta
  9. Montanhas
  10. Nísia Floresta
  11. Nova Cruz
  12. Passa e Fica
  13. Passagem
  14. Pedro Velho
  15. Santo Antônio
  16. São José de Mipibu
  17. Senador Georgino Avelino
  18. Tibau do Sul
  19. Várzea
  20. Vila Flor

Nenhum comentário: