sábado, 19 de março de 2022

 

Chuvas em março já são 60% da média histórica no Estado

As fortes chuvas que vêm caindo sobre o Rio Grande do Norte no mês de março apontam para uma tendência de que o Estado tenha mais chuvas do que a média histórica neste terceiro mês do ano. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), até o dia 17 deste mês, as precipitações registradas para o Estado foram de 96,6 mm. Comumente, a média para março é de 160 mm.

De acordo com os dados da Emparn, a região com as melhores médias no Estado nas últimas três décadas são o Oeste (198 mm) e a Leste (170 mm). Neste ano, segundo o chefe da Unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, tem se observado uma situação atípica no litoral, com chuvas mais intensas.

“Isso não é comum, mas tem explicação: as condições do Oceano Atlântico, as águas superficiais de Natal à João Pessoa estão com temperaturas acima de 28,5 Cº, com mais liberação de umidade, se tem as instabilidades acontecendo em determinado horário do dia, principalmente de madrugada aqui no litoral, teremos essas chuvas pela influência do efeito brisa. Não é normal acontecer nessa época do ano. E no interior do Estado as chuvas estão acontecendo dentro da normalidade”, disse. - TN. 


Nenhum comentário: