quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Um alimento especial para vacas leiteiras de alta performance

 

Atualmente, verifica-se no Brasil um aumento da área plantada com alfafa em regiões não tradicionais, como Sudeste e Centro-Oeste, devido à crescente implantação de sistemas intensivos de produção de leite, o que, consequentemente, aumenta a procura por alimentos de alto valor nutritivo. Porém, a cultura ainda enfrenta dificuldades, principalmente o desconhecimento da planta e de seu manejo para utilização em pasto.

A alfafa é uma das mais importantes plantas forrageiras no mundo, por reunir características como alta produtividade, elevado teor proteico, boa palatabilidade, alta digestibilidade, capacidade de fixar nitrogênio atmosférico no solo e baixa sazonalidade na produção de forragem. Tudo isso faz com que os animais aumentem o consumo e consequentemente a produção de leite, em comparação com as gramíneas tropicais.

A alfafa pode ser utilizada de diferentes formas, como forragem conservada (feno ou silagem), na forma verde picada ou em pastejo, sendo um dos volumosos mais indicados para a alimentação de vacas de alto potencial para produção de leite.

 

Nenhum comentário: