sábado, 7 de agosto de 2021

 

GOVERNADORA ENTREGA NOVA ETAPA DE OBRAS DO DISTRITO DE IRRIGAÇÃO DO BAIXO AÇU

 


Principal polo de desenvolvimento econômico da fruticultura potiguar, o Distrito de Irrigação do Baixo Açu (Diba) passou por um processo de recuperação da infraestrutura de uso comum promovido pelo Governo do RN. Nesta sexta-feira (06), a governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto foram ao perímetro irrigado localizado na região do Vale do Açu, entre os municípios de Afonso Bezerra e Alto do Rodrigues, para entregar a segunda fase da 1ª etapa das obras, compostas por 21 quilômetros de canal de irrigação, rede elétrica e estação de bombeamento que foram renovados. O benefício era esperado há cerca de duas décadas. A área total irrigada passará de 2,7 mil para 5,7 mil hectares – mais que o dobro da atual.
A ação de caráter estruturante executada a partir do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria Estadual da Agricultura da Pecuária e da Pesca (Sape) recebeu R$ 8,3 milhões, via empréstimo estadual com o Banco Mundial.
“Sabemos que esta obra é muito importante para desenvolver economicamente toda a região do Vale do Açu, onde gera emprego, e também é de grande interesse social, porque amplia o abastecimento de água para o povo daqui. Isto não é um favor, estamos cumprindo nossa obrigação de Governo”, disse Fátima Bezerra, ao destacar os benefícios trazido à região.
Titular da Sape, Guilherme Saldanha reforçou a fala da governadora. “É um fato histórico estarmos concluindo estes canais e a rede elétrica do Distrito, dobrando a capacidade produtiva e de geração de ocupação e renda na região. A ação se torna maior porque estamos em um momento de dificuldade no cenário econômico e, mesmo assim, temos mais esta ação do Governo e da SAPE que viabiliza a manutenção das populações no campo, dando condições de trabalho e produção dignas. Faz 25 anos que eu esperava apertar aquele botão de bombeamento, o que fiz com a governadora, hoje”.
O evento desta sexta-feira contou com a participação dos secretários de Estado Aldemir Freire (Seplan), Jaime Calado (Sedec), João Maria Cavalcanti e o adjunto Carlos Nobre (Semarh). Representando órgãos de Governo também estavam os diretores César Oliveira (Emater), Rodrigo Maranhão (Emparn), Mário Manso (Idiarn), Leon Aguiar (Idema), Crispiniano Neto (Fundação José Augusto), Auricelio Costa (Igarn), Márcia Maia (AGN) e Inês Albano (assessora do Gabinete Civil). O senador Jean Paul Prates, a deputada estadual Isolda Dantas, o deputado estadual George Soares, os prefeitos Nixon Baracho (Alto do Rodrigues), Gustavo Soares (Assu), Reno Marinho (São Rafael), Miguel Pinheiros (Angicos), Marineide Diniz (Carnaubais), Valderedo Bertoldo (Ipanguaçu) Alaor Ferreira (Itajá), Flaudivan Martins (Pendências), Francisco Faustino (Porto do Mangue), José Alexandre (Pedro Avelino) e José Antônio (Macau).
Fonte - Folha do Alto


Nenhum comentário: