Produtores iniciam a semeadura do algodão para a safra 2020/2021
O plantio do algodão safra 2020/2021 iniciou esta semana na região sul de Mato Grosso do Sul. A área estimada até o momento para o ciclo é de 23.008 hectares, segundo a Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul). As regiões norte e nordeste do estado devem entrar com as plantadeiras no mês de dezembro.
Os 23 mil hectares previstos de área para esta safra estão divididos entre seis municípios: Alcinópolis, Aral Moreira, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica e Paraíso das Águas. Juntos devem apresentar uma produção menor em relação à safra passada, devido à menor área dedicada à cultura.
A safra 2019/2020 ocupou 31.640 hectares, chegando a uma produção de 57.255 toneladas, com produtividade de 296,6 arrobas por hectare. Segundo o Ampasul, o ciclo que inicia agora, apesar da menor área e produção, deve contribuir com uma produtividade estável e acima do registrado anteriormente, com estimativa de 300 arrobas por hectare.
Para um processo de semeadura eficaz a Associação recomenda que o plantio seja executado dentro da janela ideal para cada região, com uso de sementes de alta qualidade, e tratadas com doses e produtos recomendados. O cuidado na semeadura para estabelecer uma lavoura com a quantidade populacional de plantas por hectare recomendado, é outro fator importante, pois poderá influenciar na produtividade final.
Nota do Blog: O nosso RN Querido, que já foi um grande Produtor de Algodão no NE brasileiro, hoje apenas a região do baixo Assú planta o algodão irrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário