Você pode fazer uma horta em casa e cultivar seus próprios temperos
Os temperos estão entre os itens mais importantes da culinária. Desde crianças, nós vemos nossas avós, mães e tias preparando a comida e já podemos entender como os temperos são fundamentais. Não é à toa que elas diziam que a comida precisa “pegar gosto” antes de ser preparada.Os lugares mais comuns que nós vamos para garantir os temperos são o mercado, açougue, feira livre, sacolão ou hortifruti. Não tem nada de errado nisso, mas já pensou que máximo ter tudo o que precisamos em casa? Para que isso seja possível, basta fazer uma hortinha e cultivar seus próprios temperos. Com todo o respeito aos grandes fabricantes de condimentos, nada se compara a um tempero natural e colhido na hora!
Alguns especialistas prepararam o jeito certo de você implementar sua própria horta em casa. O passo a passo é bem simples e vai permitir que você também possa fazer uma horta incrível nos espaços livres de sua casa ou até mesmo apartamento. Veja como fazer:
1 – Escolha um Recipiente ou Espaço adequado:
Muita gente pensa que é preciso ter um jardim imenso para conseguir começar uma horta, e isso não é verdade. Espaços pequenos também podem receber as plantas, como casas menores e até apartamentos.
Caso você tenha espaço livre em sua casa, como um jardim ou uma área verde, então pode preparar a terra aí mesmo e começar a sua horta. Caso o seu ambiente seja reduzido, você ainda pode plantar uma horta bem bacana em vasos, caixas de madeira, floreiras ou jardins verticais, que estão super em alta, principalmente para apartamentos.
O mais importante não é nem o espaço, mas sim que o local receba luz direta do sol, que é fundamental para todas as plantas, ainda mais para as que são cultivadas em hortas. Ah, e não se esqueça de garantir que os recipientes possam ter furinhos na parte de baixo, para que ele não acumule água no fundo e estrague as raízes das plantas.
2 – Prepare a Terra
A terra onde serão plantadas as sementes, deve estar bem fofinha, para poder receber as mudas e garantir que a água e os nutrientes possam fluir bem por ela. A saúde das plantas agradece. No caso de espaços ou recipientes novos, o ideal é colocar pelo menos 30 cm de terra, suficiente para cultivar a maioria das espécies de uma horta. Assim, a raiz tem espaço para crescer e se desenvolver.
Porém, a terra precisa ser tratada e adubada, pois, caso contrário, as plantas não encontrarão os nutrientes que precisam para crescer e tendem a morrer, ou a não crescerem muito e ficarem bem pequenas e mirradas.
Para não errar na hora de escolher o adubo, vá até uma loja especializada em jardinagem e diga que você quer plantar uma horta. Além de te indicar o melhor produto, eles ainda te explicarão como deve ser feita a adubação.
Via de regra, o adubo é misturado na terra, na proporção que estiver na embalagem do produto ou de acordo com a recomendação do vendedor. Assim, a terra terá todos os nutrientes que as plantinhas precisam para crescer bem.
3 – Escolha os Temperos que gostaria de usar
Você pode ir em uma loja de jardinagem ou até mesmo em supermercados e escolher as suas sementes de temperos, que são a alternativa mais simples para o plantio. Essa, inclusive, é uma opção mais prazerosa, já que você verá o desenvolvimento desde o início: de uma pequena semente, ela se transformará em uma plantinha que deixará sua casa mais linda e a comida ainda mais saborosa.
São várias as espécies de temperos que você pode encontrar em saquinhos de sementes, e algumas das mais comuns são orégano, tomilho, manjericão, salsa e cebolinha. A hortelã também costuma fazer parte das hortas, mas ela deve ser plantada, de preferência, em um vasinho separado, já que ela precisa de espaço. Suas raízes crescem bastante e podem absorver todos os nutrientes das outras plantas.
Todas as instruções para o plantio aparecem na embalagem das sementes, mas, basicamente, você só precisa plantar em solo adubado, regar e aguardar até que elas cresçam. Com certeza, você se sentirá encantado com o poder da natureza e ficará feliz conforme a planta cresce. Além de sabor e decoração, cuidar de plantas também pode ser considerado como uma terapia, de tão relaxante que é!
4 – Colha e Aproveite!
Depois de esperar pelo tempo necessário e tomar os cuidados recomendados, é só desfrutar de sua horta em casa e preparar refeições ainda mais saborosas e práticas! Além de ser muito mais simples encontrar tudo que precisa para temperar os alimentos na sua casa, não tem nada igual a poder sentir o aroma das plantas tomando conta da sua casa!
Agora veja algumas das vantagens de ter uma boa horta em casa:
-Os condimentos serão 100% naturais, sem a presença de agrotóxicos ou substâncias perigosas.
-O sabor dos temperos é muito melhor quando eles são colhidos na hora, e sua comida ficará ainda mais gostosa.
-Você também conseguirá economizar bastante com a sua hortinha, já que não terá que comprar todos os condimentos, que muitas vezes são caros – mais do que as próprias sementes.
-O crescimento das plantas é relativamente rápido: a cebolinha, por exemplo, pode ser colhida em um mês.
-A horta também pode ser considerada como uma decoração para a sua casa, já que ela ficará mais leve e agradável.
-O aroma dos temperos fica mais gostoso à medida em que eles crescem mais, e sua casa ficará com um cheirinho natural inconfundível!
Não é necessário nenhum conhecimento de especialista para esse plantio, e você pode fazer tudo sozinho. É claro que precisará de algumas ferramentas manuais, como pás, regadores e mangueiras, que também são muito simples de usar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário