Produtores de leite terão tecnologia para melhorar o rebanho e a produtividade
Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite Marcos Vinícius Barbosa da Silva, o Clarifide é resultado de seis anos de pesquisas em genômica, genética molecular e bioinformática. “Reunimos o que há de mais avançado nos conhecimentos de genoma e sistemas computacionais para avaliar as informações provenientes de um chip com centenas de milhares de dados relacionados ao DNA bovino”, conta o cientista. A solução já está disponível no mercado. Os interessados devem procurar a Zoetis, caso se interessem em fazer a avaliação genômica de machos. Para a avaliação de fêmeas, a empresa credenciada é a CRV Lagoa.
A seleção dos animais superiores para os sistemas de produção de leite é feita a partir de uma amostra de material biológico que contenha células do bovino. As informações genéticas coletadas são comparadas com as que estão disponíveis no chip do Clarifide Girolando. Como resultado desse trabalho, o produtor recebe uma série de informações a respeito do animal, como produção e proteínas do leite, se é portador de genes que produzam defeitos genéticos, capacidade reprodutiva e outros dados necessários para que o processo de melhoramento do rebanho seja efetivo.
Alguns países já abandonaram os programas de melhoramento genético tradicionais, investindo na seleção genômica. Com o Clarifide Girolando, o Brasil começa a trilhar esse caminho para essa raça bovina. As vantagens da seleção por meio da avalição genômica em relação à tradicional incluem menor custo dos procedimentos e rapidez nos resultados.
EMBRAPA Gado de Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário