quinta-feira, 16 de março de 2023

Parceria

Brasil e Alemanha avançam na cooperação técnica para agricultura sustentável

Ministro Carlos Fávaro recebeu o ministro da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Cem Özdemir, para tratar sobre as parcerias entre os países na área de pesquisa
52745690291_2f1d5aa861_k.jpg
52746209113_4c2128e8c4_k.jpg
52745690001_fdabfb345b_k.jpg

Após reunião bilateral entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro Federal da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Cem Ozdemir, durante a Semana Verde, realizada em Berlim, eles voltaram a se reunir na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na tarde desta segunda-feira (13), para avançar no acordo de cooperação técnica a ser firmado entre os países.

Já em fase final, o memorando de intenções que prevê a parceria entre o Brasil e a Alemanha para o desenvolvimento de pesquisas para o desenvolvimento da agricultura sustentável, segurança alimentar e proteção das florestas, incluirá a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e deve ser assinado nos próximos dias.

“O Agro do Brasil representa o tripé da segurança alimentar, climática e energética. Temos a tecnologia do plantio direto, da inoculação biológica da soja, capacidade de dobrar a nossa produção sem derrubar uma árvore sequer e, com nossos biocombustíveis, gerando energia sustentável para isso. Desta forma, com a ciência e a parceria na área de pesquisa, podemos continuar avançando com eficiência”, ressaltou Fávaro.

De acordo com o ministro alemão, existem algumas semelhanças entre os países que levam ao sucesso da parceria. “Se houvesse um projeto conjunto no futebol, que aliasse as potencialidades das nossas seleções, seríamos imbatíveis. Como isso não é possível, podemos unir forças na agricultura”, comparou.

Além do desenvolvimento científico, a assinatura do memorando de intenções deve fortalecer os acordos entre os blocos do Mercosul e da União Europeia diante da atuação conjunta de Brasil e Alemanha.

Informações à Imprensa
imprensa@agro.gov.br

 

Nenhum comentário: