segunda-feira, 27 de março de 2023

 

Alerta! Brasil registra 78 mil novos casos de tuberculose.

O Brasil registrou, no ano de 2022, 78 mil novos casos de tuberculose – um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior de 2021.

Os dados são do Ministério da Saúde que apontam que os estados da Amazonas com 84,1, Rio de Janeiro 75,9 e Roraima 68,6 apresentaram os maiores coeficientes de incidência nos casos da doença para cada grupo de 100 mil habitantes, respectivamente.

O levantamento mostra que, em 2021, o país teve recorde de mortes pela doença – 5 mil no total, maior número identificado nos últimos dez anos. Atualmente, a tuberculose figura como a segunda doença infecciosa que mais mata, atrás apenas da covid-19, além de ser a principal causa de morte entre pessoas que vivem com HIV e Aids.

Segundo informações do Ministério da Saúde, homens de 20 a 64 anos apresentam risco três vezes maior de contrair a tuberculose do que mulheres nessa mesma faixa etária.

Em Brasília, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, lembrou que a tuberculose tem prevenção, tratamento e cura e atinge prioritariamente populações mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, comunidades indígenas, refugiados, pessoas vivendo com HIV e Aids e pessoas privadas de liberdade.

Nenhum comentário: