segunda-feira, 27 de março de 2023

 

Diário Oficial da União

"Vamos retomar as políticas voltadas ao Programa Nacional de Reforma Agrária"

Novo presidente do Incra é nomeado oficialmente

Aldrighi é servidor efetivo do Incra desde 2006. Formado em Engenharia Agronômica. Foto: Ascom/Incra

Retomar o assentamento de famílias no campo, impulsionar as políticas fundiárias e de crédito para as comunidades de territórios quilombolas, ampliar os incentivos produtivos para os beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Esses são alguns dos objetivos do novo presidente do Incra, César Fernando Schiavon Aldrighi. A nomeação do servidor de carreira da autarquia foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23).

“Teremos enormes desafios e muito trabalho para retomar a principal missão do Incra, que é implementar a política de reforma agrária”, enfatiza o gestor.

Aldrighi considera essencial a recomposição do orçamento do instituto. Os valores têm sido reduzidos nos últimos anos, comprometendo ações voltadas principalmente a pessoas em maior vulnerabilidade social. “Em 2010, último ano do segundo governo do presidente Lula, tínhamos R$ 4,8 bilhões de orçamento. Hoje, são pouco mais de R$ 270 milhões”, revela.

O resultado, menciona, foi a paralisação quase completa do Programa Nacional de Reforma Agrária. A redução impactou na criação de novos assentamentos, nas políticas de crédito produtivo e nas ações voltadas aos territórios quilombolas e comunidades tradicionais. “Nós, do Incra, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, em conjunto com outros órgãos do governo, estamos trabalhando no sentido de buscar alternativas capazes de reforçar o orçamento da autarquia”, diz.


Fome

De acordo com o novo presidente, a ampliação das áreas destinadas a assentamentos é central para o aumento da oferta de alimentos no país. A medida, aliada aos programas de financiamento, assistência técnica e de compra de alimentos da agricultura familiar permitirá enfrentar a fome e a insegurança alimentar.

“Só se combate a fome com produção de alimentos, geração de empregos no campo e na cidade, e uma rede de apoio aos mais necessitados. Nesse contexto, entendemos o Incra como um ator fundamental”, reforça Aldrighi.

Tudo isso, de acordo com o gestor, valorizando o quadro de servidores e sem perder de vista a continuidade do processo de modernização tecnológica dos sistemas voltados ao atendimento ao público e à governança fundiária do país.

Currículo

Aldrighi é servidor efetivo do Incra desde 2006. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (RS), tem especialização em Cooperativismo e em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, além de mestrado em Agroecossistemas. Ele já estava à frente da autarquia desde 12 de janeiro deste ano, como presidente substituto, mesma atividade exercida entre 2015 e 2016.

No Incra, também foi diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento, coordenador-geral de Desenvolvimento de Assentamentos e superintendente no Rio Grande do Sul.

Coordenou, ainda, o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater) e o Programa de Consolidação e Emancipação de Assentamentos Resultantes da Reforma Agrária.

O Instituto Interamericano de Cooperação Internacional (IICA) e a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul estão entre os outros locais de trabalho de Aldrighi.

Acesse o currículo completo do novo presidente do Incra.

Assessoria de Comunicação Incra
61 3411 7404
imprensa@incra.gov.br

Agricultura e Pecuária

Nenhum comentário: