terça-feira, 22 de junho de 2021

 

Assentado potiguar busca alternativa de renda com criação de abelhas

Assentado do Rio Grande do Norte aposta na criação de abelhas como alternativa de renda

José Vicente Filho possui cerca de 30 colmeias e já chegou a extrair mais de 200 kg de mel. Foto: Assessoria de Comunicação - Incra/RN

Uma família de agricultores do Assentamento José Coelho Silva, em Macaíba, região metropolitana de Natal, capital do Rio Grande do Norte, está apostando na criação de abelhas para ampliar a renda. Atualmente o assentamento tem na produção de mandioca o principal produto para comercialização.

O apicultor José Vicente Filho possui cerca de 30 colmeias das espécies Tiúba, Uruçú Nordestina, Uruçú Boca de Renda, Jandaíra, Jatí e Mosquitinho. Na última produção, em 2019, foram extraídos 200 kg de mel, o que rendeu um lucro de R$ 2,4 mil para a família.

"Sou muito feliz por fazer o que me dá prazer, apesar das dificuldades pela falta de chuvas, nós resistimos e insistimos nesse trabalho”, diz José Vicente. Ele relata que os filhos de outros beneficiários ajudam com as abelhas, o que gera renda para as demais famílias também.

Conforme o assentado, o ano de 2020 foi dedicado à manutenção do apiário, uma vez que sem volume de chuvas não houve produção de mel. Ainda com esperanças para este ano, o produtor afirma que hoje o litro de mel pode chegar a R $30,00.

CCU

O apicultor tem em mãos o Contrato de Concessão de Uso (CCU) da terra, o que possibilita que ele tenha acesso aos créditos destinados aos agricultores assentados. "Minha intenção é buscar também parcerias junto as universidades para expandir e estudar as abelhas, acredito no poder medicinal que o mel possui e isso deve ser aprimorado", finaliza.

Assessoria de Comunicação - Incra/RN

Nenhum comentário: