terça-feira, 22 de junho de 2021

 

A importância de se ter um minhocário na pequena propriedade rural

 

A minhocultura é uma atividade importante na produção de húmus, servindo como alternativa para a adubação orgânica em pequenas propriedades. De manejo considerado fácil, simples e útil nas áreas rurais, a minhoculutra busca dar qualidade à produção, principalmente, de frutas e hortaliças. Embora a presença de um minhocário na propriedade seja uma técnica conhecida pelos produtores, muitos ainda não o fazem.

O pesquisador Gustavo Schiedeck, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), diz que uma das vantagens para se construir um minhocário, é a possibilidade de usar o material localmente disponível. “Pode-se usar tábuas, tijolos, pedras, varas de bambu para se fazer a sua contenção”, explica.

No entanto, segundo Schiedeck, o mais interessante ainda é a possibilidade de utilização dos diversos resíduos orgânicos gerados nas propriedades. “Podem ser resíduos de cozinha, como também estercos de cavalo, de galinha, de porco. Mas, o de vaca é o mais fácil de obter em grande volume e o mais fácil de adaptação para as minhocas”, esclarece.

Quanto aos cuidados para se fazer um minhocário, ele indica o local a ser escolhido. “O local deve ser aquele onde nas horas centrais do dia, as mais quentes, não incida a radiação solar direta sobre o minhocário, além de o espaço ter um pouco de declividade, pois se sofrer alguma inundação, as minhocas não morrerão com excesso de chuva”, observa Schiedeck.

Gustavo Schiedeck esclarece ainda que as minhocas Vermelhas-da-Califórnia ou “californianas” (Eisenia Andrei) são as mais indicadas para a produção de húmus e manutenção dos minhocários. “Minhocas comuns não trabalham com a mesma intensidade”, afirma o pesquisador.

Nenhum comentário: