Produção
Assentamento cearense beneficia 10 mil litros de leite por dia
Agroindústria foi inaugurada na área de reforma agrária Nova Canaã, em Quixeramobim (CE). Fotos: Raul Pereira/MDA
As 90 famílias do assentamento Nova Canaã, em Quixeramobim, no interior do Ceará, inauguraram uma agroindústria com capacidade de beneficiamento de até 10 mil litros de leite por dia. A estreia oficial do empreendimento ocorreu em 17 de julho (segunda-feira).
O projeto, elaborado por meio do programa Terra Sol, do Incra, e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, com o apoio do governo do Ceará, recebeu investimento de R$ 9 milhões em equipamentos, obras de infraestrutura, transporte e melhoramento genético do rebanho.
Agricultores familiares assentados e de pequenas propriedades abastecem a fábrica com o leite produzido na região. Além do alimento com a marca Terra Conquistada, a agroindústria já fabrica nata, requeijão e queijo. Em breve terá também iogurte na linha de trabalho.
O gestor de produção, Lucimério Araújo, diz que a meta da Cooperativa Regional dos Assentamentos de Reforma Agrária do Sertão Central do Ceará (Cooperasc) é chegar ao processamento de 12 mil litros de leite por dia.
Segundo ele, o município tem uma produtividade leiteira de 200 mil litros diários, sendo deste total 25 mil só em áreas de assentamento. “A partir desta vocação, desenvolvemos o projeto e hoje entregamos nossos itens para 15 municípios no Ceará”, destaca.
Atualmente, a cooperativa participa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo do estado e também distribui para cinco supermercados em Quixeramobim (CE). Outra rede varejista, com 30 lojas espalhadas em todo o Ceará, negocia a comercialização dos produtos.
Festa
O presidente do Incra, César Aldrighi, participou do ato de inauguração da agroindústria de laticínios ao lado do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; do superintendente regional do Incra/CE, Francisco Erivando Santos de Sousa; e de lideranças de movimentos sociais.
Para Aldrighi, o empreendimento é um exemplo para os assentamentos do Incra. “Esse é o caminho para uma reforma agrária agroindustrializada, que gera empregos e renda e produz alimentos para o Brasil”, disse o presidente.
O superintendente regional do Incra/CE acompanha a história do assentamento Nova Canaã desde sua criação. Ele considera a inauguração da agroindústria como sendo o resultado do trabalho e do esforço das 90 famílias assentadas. “Este ato também é uma demonstração de que a reforma agrária é a saída para o campo”, afirmou Sousa.
Escola
Além da fábrica de leite, o Nova Canaã também é referência em educação. A Escola de Ensino Médio do Campo Irmã Tereza Cristina atende assentamentos e comunidades no Distrito de Lacerda, em Quixeramobim (CE). A instituição iniciou suas atividades letivas em fevereiro de 2020 e conta, hoje, com cerca de 150 estudantes.
O município
Quixeramobim (CE) está situado no sertão Central do estado. Conforme dados do Incra, são 31 assentamentos atuando na produção de leite e também na agricultura de subsistência. A região é conhecida, ainda, pelo grande número de áreas voltadas à agricultura familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário