domingo, 25 de junho de 2023

 

Os agricultores brasileiros são campeões na produção de morangos da América do Sul                                                                                   

O Brasil cultiva cerca de 6 mil hectares de morangueiro. Em 2020, os maiores estados produtores eram Minas Gerais (2,9 mil ha), Paraná (900 ha), Rio Grande do Sul (520 ha), São Paulo (427 ha), Espírito Santo (286 ha) e Santa Catarina (225 ha). Segundo dados apurados pela Embrapa, com a colaboração da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA); das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do DF, MG, PR e RS; da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper),

A produção anual é superior a 220 mil toneladas, conferindo ao País o título de maior produtor da América do Sul e o 7º maior produtor mundial em 2022. A produtividade média gira em torno de 38,5 toneladas por hectare. O volume fica abaixo da média registrada em países como Estados Unidos e Espanha, que apresentam produtividade acima de 50 t/ha.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a produção mundial de morangos em 2020 foi de 8,8 milhões de toneladas, em área em torno de 384 mil hectares, concentrada principalmente no hemisfério norte. Os maiores produtores mundiais são China, Estados Unidos, Egito, México, Turquia e Espanha.

Nenhum comentário: