terça-feira, 26 de janeiro de 2021

NE Recebe Incentivo Financeiro para Aumentar a Produção de Caprinos e Ovinos

 

Nordeste recebe incentivo financeira para aumentar a produção de caprinos e ovinos

 

A produção de caprinos e ovinos no Semiárido brasileiro ganha novo incentivo a partir do convênio entre Embrapa e Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que garantirá R$ 426 mil em recursos para desenvolvimento de atividades na Bahia, Paraíba, Pernambuco e Piauí, fortalecendo a rede de inovação dos polos do programa Rota do Cordeiro (coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional). O Termo de Execução Descentralizada (TED) para a cooperação já foi assinado.

Os recursos, financiados pela Sudene, serão utilizados para ações de melhoramento genético, sanidade animal, nutrição animal, segurança alimentar de rebanhos e capacitação de técnicos nos polos de atuação do programa, além da instalação de um núcleo avançado da Embrapa Caprinos e Ovinos no estado da Bahia. “É um prazer estabelecer esta parceria com a Embrapa para melhor fomentar pesquisa e desenvolvimento. Espero que seja a primeira de muitas”, afirmou o superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, que também levantou a possibilidade de, no futuro, lançar edital específico de financiamento para pesquisas relacionada às atividades de caprinocultura e ovinocultura.

As ações beneficiarão produtores rurais dos polos do Vale do Itaim (PI), Vale do Jacuípe (BA), Cariri Paraibano/Sertão Pernambucano, selecionados pelo estágio de organização que alcançaram a partir da infraestrutura de abate em funcionamento ou de coleta/processamento de leite caprino. Todos eles possuem também cooperativas de produtores estruturadas, que colaboram nos processos de inovação em outros projetos e programas com participação da Embrapa.

“Com o apoio da Sudene, teremos uma oportunidade de exercer um fomento qualificado, fazendo convergir políticas públicas para territórios onde caprinocultura e ovinocultura são atividades relevantes”, destacou o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marco Bomfim. Além da Rota do Cordeiro, os agricultores dos territórios selecionados também integram outros programas e políticas públicas, como o AgroNordeste (coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o InovaSocial (parceria entre Embrapa e BNDES).

Em cada um dos polos, serão desenvolvidas ações voltadas para as realidades locais. No Vale do Itaim (PI), polo com comercialização regular de 200 animais vivos por semana e com história de associativismo consolidada e inclusão de jovens e mulheres nas atividades produtivas, será implementado um programa de melhoramento genético de animais de corte e uma unidade de apoio laboratorial para serviço de assessoria nutricional que, em parceria com o IFPI, ajudará também na capacitação de estudantes locais.

Em Jacuípe (BA), com tradição de ovinocultura de corte, com abate de cerca de 300 animais por semana e frigorífico administrado por cooperativa, serão implementados plano de controle de doenças dos rebanhos e um programa específico para controle de verminoses, para minimizar as perdas produtivas e colaborar com programas de melhoramento voltados para obtenção de animais padronizados para as características do mercado.

Já no polo do Cariri Paraibano/Sertão Pernambucano, onde está localizada a maior bacia leiteira caprina do país, com 14 laticínios que processam leite de cabra e mais de 1500 produtores que têm na caprinocultura seu meio principal de sustento, a atenção será para a segurança alimentar dos rebanhos, com uso dos recursos para implantar Unidade de Referencia Tecnológica em ILPF e testes de cardápio forrageiro – estratégia de combinação de plantas forrageiras adequadas à realidade local.

Os recursos da cooperação também servirão para capacitação de técnicos nos três polos e para estruturar um núcleo avançado da Embrapa Caprinos e Ovinos, que ficará sediado em Cruz das Almas (BA), na Embrapa Mandioca e Fruticultura. A instalação desse núcleo visa facilitar a presença da Embrapa em diversas ações nos polos da Rota do Cordeiro nos estados do Piauí, Pernambuco e Bahia, melhorando a prospecção e o atendimento às demandas desses territórios.

Nota do Blog: O nosso RN, apesar de ser um grande produtor, fica de fora desse programa.

Nenhum comentário: