terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Dicas de manejo Melhora a Criação de Caprinos e Ovinos

 

Dicas de manejo para melhorar e fortalecer a criação de caprinos e ovinos

 

Apesar de ser uma atividade comum e muito usada no semiárido brasileiro, a criação familiar de caprinos e ovinos tem uma produtividade baixa. Para reverter esse quadro, o trabalho cooperativo pode ser uma boa opção para o produtor dessa região. Para enfrentar dificuldades na produção, como a seca, os pesquisadores da Embrapa Semiárido vêm pesquisando, em conjunto com os produtores rurais, novos métodos de manejo do rebanho que não onerem o produtor e que tragam resultados positivos.

Para o pesquisador Tadeu Voltolini, a preservação dos cabritos recém-nascidos é a primeira preocupação do sistema de criação. Ao invés de permitir que os animais jovens saiam para a caatinga acompanhando suas mães, o produtor os mantém em um cercado, garantindo que não gastem energia nesse deslocamento ou se machuquem em campo aberto. De acordo com o pesquisador, essa simples medida já é suficiente para mudar o panorama da produção.

Formar reservas de alimento para os animais e captar água da chuva de forma estratégica são outras medidas que podem aumentar significativamente a produção. Para fortalecer as reservas hídricas e alimentícias, a união dos produtores, por meio de associações ou cooperativas, é essencial. “Nós entendemos que o trabalho cooperativo na produção animal é um dos pontos essenciais”, ressalta o pesquisador Tadeu Voltolini.

Nenhum comentário: