quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Farelo de Mamona Pode Ser Usado na Alimentação de Ruminantes

 

O farelo de mamona pode ser usado na alimentação de pequenos ruminantes

 

A mamona mostra mais um potencial de utilização: como fonte de alimentação animal. Um de seus coprodutos, o farelo de mamona, é usado em pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para nutrição de cabras leiteiras. As pesquisas mostram que o uso do farelo no composto da dieta de cabras leiteiras pode garantir produção média de até um litro e meio de leite por dia.

Porém, para ser utilizado como fonte de alimentação animal, o farelo precisa passar por processos de destoxificação para remover ou inativar substâncias tóxicas, como a ricina, que podem causar riscos à saúde dos animais. A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) apresenta o uso do hidróxido de sódio (soda cáustica) para destoxificar o farelo da mamona.

No caso do Nordeste, região que concentra 93% do rebanho nacional de caprinos, o farelo destoxificado tem mostrado potencial de nutrientes para substituir o farelo de soja, evitando a importação deste produto e reduzindo custos para os produtores rurais locais. O aproveitamento do farelo promove a integração entre as cadeias produtivas da caprinocultura leiteira e da mamona, relevantes para a economia da região. Trata-se de uma metodologia simples, que o pequeno produtor pode adotar. O incentivo do Governo Federal à cadeia do biodiesel traz a possibilidade de aproveitamento potencial de toneladas de material de resíduo da mamona.

Nenhum comentário: