sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Menos custos para a produção de silo no semiárido


milho e capim massaiA redução dos custos de produção da silagem acontece através do consorcio de milho e capim-massai. A opção economicamente vantajosa para alimentação de rebanhos de ovinos na região semiárida do Brasil e resultado de um experimento realizado por pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos (CE).
Em um hectare com as duas culturas, é possível produzir biomassa de forragem para manter produtivos 53 ovinos de corte ou leite, com peso corporal médio de 25 kg, durante oito meses, período que corresponde à época de estiagem. Os resultados indicaram que produzir o volumoso em sua propriedade a partir do plantio de milho e capim-massai é 31,35% mais barato para o criador do que adquiri-lo no comércio. A partir do segundo ano, sem o custo com o cercamento da área, essa economia chega a 78%.

Os custos do plantio conjunto de milho e capim-massai para produção de silagem são maiores que para o cultivo do milho solteiro, porque incluem a compra das sementes do capim e o cercamento para impedir o acesso dos animais à área de produção do volumoso e ao silo. “Se for uma área mais isolada, à qual os animais não tenham acesso, não é necessário cercar e pode-se eliminar esse custo”, explica o engenheiro-agrônomo Roberto Pompeu, pesquisador da Embrapa em Sistemas de Produção de Forragens.
EMBRAPA-CAPRINOS

Nenhum comentário: