terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Conheça o melhor adubo para plantio de milho com sistema de fertirrigação

Como fonte nitrogenada, é comum a recomendação de ureia, nitrato e sulfato de amônio, nitrato de cálcio e potássio

milho_espiga (Foto: Ernesto de Souza/ Editora Globo)
Qual é o adubo indicado para o uso de fertirrigação em plantio de milho híbrido em uma área de 20 por 70 metros?

Para fertirrigação, geralmente, a preferência é pelos adubos de alta solubilidade, com pouca impureza e sem qualquer tipo de substância que possa causar empedramento. Como fonte nitrogenada, é comum a recomendação de ureia, nitrato e sulfato de amônio, nitrato de cálcio e potássio. O uso do cloreto de potássio, principalmente o branco, também é frequente.
O ácido fosfórico, que ajuda a limpar a tubulação e os gotejadores, no caso do sistema de irrigação localizado, é a indicação de fonte de fósforo. Junto também podem ser aplicados micronutrientes na forma de sais e quelatos. É importante prestar atenção quanto às concentrações máximas dos fertilizantes no preparo da diluição em água (calda), para não queimar as plantas.
Siga as orientações de adubação para a cultura do milho, sendo que a princípio a fertirrigação pode utilizar a mesma quantidade de fertilizantes em relação à aplicação do adubo sólido, embora na prática tem se observado que as doses são menores. Melhor se parcelar a adubação para o aproveitamento mais eficiente dos nutrientes, evitando a lixiviação.

Entre os diversos injetores de fertilizantes existentes, os mais comuns são os tanques pressurizados. Outros utilizados são as bombas injetoras hidráulicas e os venturis, que são peças baratas e com grande capacidade de injeção, porém requerem pressão extra no sistema.

Nenhum comentário: