Produtores apresentam “frutas do Brasil” no maior evento de fruticultura do mundo, na Alemanha
Brasília (05/02/2016) –
“Frutas do Brasil – Gifted by The Sun (presenteado pelo sol)”. O selo,
representado por um colibri (gênero de beija-flor), foi apresentado no
maior evento de fruticultura do mundo - Fruit Logistic Berlim, que
ocorre todos os anos, no início de fevereiro. A marca foi destaque no
stand brasileiro de 400 m2 e representa a garantia de qualidade e sabor
das frutas exportadas pelas 26 empresas presentes nesta edição do
evento.
Melões, melancias,
bananas, mamões, uvas, limões, abacaxis, laranjas, maçãs, abacates,
mangas e, também, polpas congeladas foram degustadas por mais de 70 mil
pessoas que passaram pela feira entre quarta (03/02) e sexta-feira
(05/02). O Projeto Frutas do Brasil é uma parceria institucional entre a
Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e
Derivados (Abrafrutas) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações
e Investimentos (ApexBrasil), e conta com o apoio da Confederação de
Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
De acordo com o
presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Tom Prado, a
Fruit Logistic inclui os principais países produtores e compradores de
frutas frescas e processadas. “Estamos buscando cada vez mais promover o
produto brasileiro no exterior, mostrando o que conquistamos com
qualidade e sabor das frutas ressaltadas pela tropicalidade do país”,
revela. Tom acrescenta que hoje o Brasil é reconhecido
internacionalmente pela qualidade dos produtos que exporta. O que
justifica o aumento de 3,8% em valor exportado, o equivalente a US$ 735
milhões, e 11,44% em volume, em 2015 comparado ao ano de 2014. “A
expectativa é que ao fim desta edição da feira fechemos mais negócios
com diversos países”.
Para o presidente
da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, participar da Fruit Logistic
Berlim 2016 é como estar na maior vitrine de frutas do mundo. “Quem quer
exportar está no lugar certo, pois a feira reúne todos os players desse
negócio”, comemora. “Estados Unidos, países da Europa e da Ásia têm
interesse em fechar negócios”, complementa.
O Brasil produz
aproximadamente 43 milhões de toneladas de frutas frescas e exporta 3%
desse total. O mercado interno absorve a maior quantidade. Os principais
compradores são os países da União Europeia, destino de 80% das nossas
exportações.
Segundo Barcelos,
os países asiáticos, com destaque para a China e o Japão, estão cada vez
mais receptivos às nossas frutas. “Recebemos a visita de inspetores
chineses no início do ano interessados em conhecer como as frutas
cearenses são produzidas e constatar se realmente são livres de pragas.
Está previsto, ainda para este primeiro semestre, uma nova visita de
prováveis clientes, os japoneses. Estamos muito otimistas com a
visibilidade que nossos produtos estão ganhando no mercado,” afirma
esperançoso com o futuro.
Desafios:
capacitação, infraestrutura e logística - Apesar do bom momento da
fruticultura brasileira, existem alguns desafios que precisam ser
vencidos para o aumento da produção e da exportação. “Precisamos
capacitar os produtores visando as boas práticas agrícolas e a
qualidade, uma vez que o mercado externo é muito exigente”, ressalta
Eduardo Brandão, assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura
da CNA. Brandão comenta que a maioria dos fruticultores brasileiros não
exporta, por não conseguir atender essas exigências. “Também precisamos
trabalhar em busca de novos mercados, na redução das barreiras
tarifárias e fitossanitárias, questões que muitas vezes impedem as
exportações brasileiras”.
Outro ponto
preocupante, com impacto direto no crescimento da fruticultura
brasileira, é a infraestrutura e a logística, ainda longe de atender às
necessidades. “Hoje temos sérios problemas em razão da precariedade das
rodovias do país, por onde é escoada a produção em direção aos portos. A
grande maioria das frutas é exportada por via marítima”, observa o
assessor técnico. E, por fim, Brandão acrescenta que os produtores
enfrentam dificuldades com a cadeia de frio, uma vez que as cargas devem
ser frigorificadas e a maioria dos portos não tem este tipo de
estrutura disponível.
Fruit Logistic 2016 -
A edição de 2016 da Fruit Logistica Berlim abrigou mais de 2.800
expositores de 84 países, sendo 26 expositores brasileiros, com a visita
de cerca de 70 mil potenciais compradores de 135 países. Neste ano, o
país parceiro foi o Egito. Além da exposição de frutas frescas e secas,
hortaliças, legumes e assemelhados, voltada para público especializado, o
evento cobriu também os setores de empacotamento e etiquetagem,
transporte e logística, armazenamento, soluções de computação e de
internet e sistemas de cultivos.
Assessoria de Comunicação da CNA
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