quinta-feira, 11 de abril de 2024

 

Reforma agrária

Bahia cadastra 1,3 mil famílias acampadas.

BA acampamento

Serviço visa identificar e incluir agricultores que possam fazer parte do programa de reforma agrária. Foto: Incra/BA

No próximo dia 8 de abril (segunda-feira), uma nova equipe do Incra na Bahia entrará em campo para reforçar o serviço de cadastramento de trabalhadores rurais em 29 acampamentos do estado. Estima-se que possam haver 3 mil famílias acampadas nessas áreas, situadas em 21 municípios.

No total, 1.382 famílias acampadas já estão cadastradas na Bahia. Em março, foi realizada ação em 30 acampamentos localizados em 18 cidades baianas, onde vivem agricultores ligados a quatro movimentos sociais e a associações independentes.

A iniciativa da Câmara de Conciliação Agrária (CCA) do Incra objetiva verificar e incluir famílias que podem integrar o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

BA acampamentos 2

Prioritárias

Segundo o superintendente regional do Incra na Bahia, Carlos Borges, o cadastramento em acampamentos identifica os trabalhadores em busca de um pedaço de terra para produção e promoção do sustento de suas famílias.

“Com isso, elas passam a ser prioritárias para se tornarem beneficiárias da reforma agrária em seus municípios”, destaca.

Para a efetivação do serviço, os acampados devem estar com os documentos pessoais em mãos e os dados do CadÚnico na ocasião do atendimento pelos técnicos do instituto.

Acampamentos

Durante as Oficinas de Planejamento Participativo Regional do Incra, ocorridas em 18 e 19 de março na Bahia, os movimentos sociais presentes apontaram a existência de 240 acampamentos no estado.

“O objetivo é que equipes da autarquia se desloquem para essas áreas e cadastrem todas as famílias acampadas”, assegura o superintendente substituto e conciliador agrário regional, Ciro Cedraz.

Nota do Nossa Terra: Estes cadastros do pessoal sem terra, foi um compromisso do Presidente Lula. É um compromisso antigo...

Nenhum comentário: