Tecnologia
Etanol é utilizado na produção de combustível menos poluente
Brasil é reconhecido mundialmente pela utilização de biocombustível
A frota nacional
de veículos de passeio nacional registra mais de 70% com utilização de
biocombustível sucroenergético, o que colocou o Brasil em destaque
mundial como plataforma de inovação inédita na história da indústria
automobilística.
Isso porque duas grandes montadoras
iniciaram desde o ano passado, testes com veículos elétricos movido a
célula de combustível alimentada por etanol. A primeira foi a Nissan e
em outubro, a Toyota, que divulgou o projeto de fabricar um modelo
híbrido que utilizará eletricidade gerada por motor à combustão
abastecido com o biocombustível de cana.
A Informação foi divulgada pela União da
Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) ressaltando a relevância para o
país, por iniciar a produção de combustíveis renováveis em um dos
maiores mercados para a indústria automobilística mundial.
Na avaliação do consultor de Emissões e
Tecnologias da UNICA, Alfred Szwarc, a infraestrutura de produção e
abastecimento local de etanol prova que o país está no caminho certo.
"Essas tecnologias demonstram que nossa produção industrial está em
consonância com o objetivo geral das montadoras, que é fabricar
automóveis com maior eficiência energética e menor emissão de gases de
efeito estufa”, avalia.
O
especialista detalha como o combustível fabricado nestas condições pode
contribuir para resolver problemas-chaves que limitam a expansão
comercial dos automóveis elétricos. “Com a possibilidade do etanol, uma
fonte vegetal produzida em larga escala e que reduz em até 90% as
emissões de CO2 em comparação com a gasolina, as montadoras percorrerão
um caminho mais sustentável até a maturidade da eletrificação”, observa
Szwarc.
TESTES COM MOTORES HÍBRIDOS
De acordo com informações da montadora
Toyota, os primeiros testes com o novo híbrido a etanol deverão ocorrer,
(ainda sem data definida), em protótipo do Prius, modelo híbrido a
gasolina, já comercializado no Brasil.
A concorrente Nissan quer lançar até 2020
um sistema de Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC, em inglês)
que utiliza a reação do oxigênio com o biocombustível (anidro ou com 55%
de água) para gerar eletricidade nos veículos.
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