Um novo equipamento vai orientar agricultores qual o melhor lugar para se fazer uma barragem subterrânea
Trata-se de um aplicativo e um site que têm como objetivo apoiar técnicos de organizações de assistência técnica e extensão rural, agentes de desenvolvimento rural sustentável e agricultores e agricultoras na tomada de decisão para a seleção de locais adequados à construção e uso agrosustentável de barragens subterrâneas. A plataforma está sendo desenvolvida pela Embrapa Solos, na sua Unidade de Execução de Pesquisa de Recife (UEP Recife), e até já tem um nome: trata-se da Plataforma Tecnológica Digital denominada GuardeÁgua.
A Plataforma GuardeÁgua possibilitará a definição do local, indicando o tipo, o modelo e o tamanho de barragem subterrânea mais adequada para cada ambiente, a quantidade de materiais necessários e as etapas de construção, a identificação das culturas e épocas de cultivo com adoção de práticas de manejo do solo e da água.
Um dos gargalos na construção de barragens subterrânea é a identificação de locais apropriados. A Plataforma GuardeÁgua dispõe de um aplicativo simples, intuitivo e eficiente na identificação de áreas apropriadas à construção de barragens subterrâneas e na recomendação de cultivos e manejos de suas áreas de plantio, constituindo uma importante ferramenta aos processos de planejamento e gestão da água no Semiárido brasileiro. Dessa forma, colabora para promover a soberania e a segurança hídrica, alimentar e nutricional das famílias agricultoras do Semiárido brasileiro e, consequentemente, contribui com a inclusão socioprodutiva e com a erradicação da fome e da pobreza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário