Nova técnica vai permitir maior durabilidade da água de coco
A água de coco é uma bebida natural, refrescante e bastante consumida, não somente por suas qualidades sensoriais, mas também pelas suas funções nutricionais e terapêuticas. Por apresentar um elevado teor de açúcares e sais, o produto torna-se altamente perecível e necessita de métodos para aumentar sua durabilidade.
A Embrapa Agroindústria Tropical desenvolveu um processo tecnológico que atribui maior durabilidade e qualidade à água de coco. A água de coco microfiltrada por membrana disponibiliza para o mercado um produto com todas as características sensoriais e nutricionais encontradas na bebida in natura. Inovador, o produto foi desenvolvido em parceria com a Fazenda Grangeiro e foi lançado na 27ª edição do Seminário Nordestino do Agro – PECNordeste.
O processo de microfiltragem por membrana busca remover enzimas, agentes microbiológicos e sólidos que podem comprometer as propriedades nutricionais e sensoriais da água de coco. A tecnologia permite que a durabilidade do produto final passe de 15 dias para até 60 dias sob refrigeração.
De acordo com o engenheiro de alimentos Fernando Abreu, a microfiltragem é um processo muito trabalhado pela Embrapa na fabricação de bebidas a base de caju, pitaya, yacon e banana. A cajuína, por exemplo, utiliza a tecnologia na produção em escala industrial e já pode ser encontrada no mercado. “A microfiltragem é uma tecnologia consagrada e que fizemos um trabalho de adaptação para a água de coco”, complementa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário