PRODUÇÃO
Assentamento no sertão pernambucano é exemplo de alta produtividade e sustentabilidade
Oassentamento Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Santa Maria da Boa Vista, no sertão pernambucano, é um exemplo de sucesso na reforma agrária e no desenvolvimento rural sustentável. Com 140 famílias distribuídas em uma área total de aproximadamente 3,5 mil hectares, cada família recebeu 3,5 hectares de terras irrigadas às margens do rio São Francisco e 10 hectares em área de sequeiro.
A área irrigada do assentamento é dedicada à fruticultura, com cultivos de banana, uva, acerola, manga e goiaba, resultando em uma produção anual que se aproxima de 15 mil toneladas de frutas. Já nas áreas de sequeiro, os agricultores se dedicam a culturas temporárias e criam pequenos e médios animais, como caprinos, ovinos, suínos e galinhas, com um número total de cerca de 5 mil animais, utilizados para corte.
Com boa infraestrutura, o Nossa Senhora da Conceição conta com uma padaria que utiliza macaxeira e batata doce cultivadas no local para a fabricação das massas. Há, ainda, uma metalúrgica onde, além dos serviços convencionais de mecânica e serralheria, são feitas adaptações de reboques para pulverizadores e minitratores. Outros empreendimentos incluem lanchonete, restaurante, viveiros de mudas de fruteiras e a produção de adubo e fertilizantes orgânicos.
Para otimizar o comércio de seus produtos, os assentados desenvolveram um mercado próprio, onde vendem diretamente entre si, no comércio local e nos mercados dos produtores de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), evitando intermediários e aumentando seus lucros. Programas governamentais também são utilizados como alternativas de comercialização.
Conquista
Maria Elisângela dos Santos, presidente da associação do assentamento, ressalta a satisfação das famílias assentadas com o desenvolvimento alcançado. “É uma alegria dizer que hoje o nosso assentamento é bem desenvolvido, tanto na agricultura quanto na pecuária e no comércio. Temos de fabricação de pão a maquinários e toda essa conquista foi através da reforma agrária”, comemora.
“O assentamento Conceição não só promove a sustentabilidade ambiental e econômica, mas também fortalece a economia do município, a coesão social e a autonomia das famílias assentadas”, avalia o gestor da Unidade Avançada Especial do Sertão do Incra, José Cláudio da Silva.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário