segunda-feira, 10 de junho de 2024

 DESTAQUE NO MUNDO

Agricultura familiar ganha relevância internacional e entra, pela primeira vez, na pauta da Cosban

Comissão, que é principal instrumento de negociação entre Brasil e China, abordou tema durante reunião esta semana, com participação do ministro do MDA, Paulo Teixeira

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) participou esta semana, pela primeira vez, da reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), criada no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2004, e considerada principal órgão de negociação entre Brasil e China.

A reunião teve como ponto de destaque a agricultura familiar, que, pela primeira vez, é uma das pautas específicas do G20 (grupo dos países mais emergentes do mundo). Dentre os itens relacionados ao tema foram destacadas questões como infraestrutura, interconectividade, investimentos e integração entre os dois países neste segmento.

Participantes

Realizada na China, a reunião foi liderada, por parte do Brasil, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alkmin, acompanhado do ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Também da comitiva brasileira participaram o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Representando a China participaram o vice-presidente daquele país, Han Zheng, e vários ministros de Estado.

Nenhum comentário: