Nelore pintado: características e criação da raça
A raça nelore pintado é de encher os olhos. Qual produtor rural nunca se encantou com a beleza desse animal? Mas, você conhece as principais caraterísticas, a ponto de saber como produzi-la com qualidade?
Quem sabe você não se torna também um produtor dessa bela espécie de gado? Então, pedimos sua total atenção nas próximas linhas para que você absorva ao máximo o conhecimento aqui oferecido.
Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:
- O que é nelore pintado
- Como surgiu o nelore pitado
- Cruzamento do nelore pintado
- Como produzir nelore pintado
- Onde comprar nelore pintado
- Conheça outras raças, além do Nelore Pintado
- O que você faz para melhorar a sua pecuária?
O que é nelore pintado
É a combinação das características produtivas da raça nelore, que tem o maior rebanho no Brasil, com uma pelagem diferenciada.
A produtividade e qualidade equivale ao nelore branco, com a única diferença sendo a pelagem, que, como diz o nome, é pintada.
As cores das pintas podem ser vermelhas ou pretas e marrons E além da beleza, são animais com qualidades como rusticidade, precocidade e produzem boa carne.
Segundo a Fazenda Santa Maria do Apa, uma das referências na criação de nelore pintado, os animais com as manchas vermelhas e pretas são os mais raros. Dessa forma, o preço é diferenciado. Esses exemplares são reprodutores de alta linhagem, resultando em bezerros acima da expectativa.
Conheça mais a raça nelore e porque é a mais produzida no Brasil:
- Por que o gado nelore é o mais produzido no Brasil?;
- Raça Nelore: ideal para gado de corte?;
- Nelore PO vale a pena ser confinado?
Como surgiu o nelore pitado
A raça também veio da Índia, assim como o nelore branco. Aqui no Brasil, o Mato Grosso é o berço do nelore pintado. Entretanto, existem diversos criadores além desse estado que são de referência na criação e produção para a venda.
Então, o nelore pintado não é raça brasileira. Por aqui, o melhoramento genético acontece, entretanto, a origem da raça é indiana.
Cruzamento do nelore pintado
O cruzamento entre nelore pintado e nelore branco pode acontecer. Nesse processo, duas características se aliam: a beleza e a produtividade bem conhecida do nelore na nossa pecuária.
Para melhorar cada vez mais a sua produtividade, a cada estação de monta selecione muito bem os animais envolvidos.
Não basta adquirir animais com genética comprovada, se o básico não é feito. Para as matrizes, por exemplo, estar com o organismo reforçado para gerar bezerros maiores, a virginiamicina deve fazer parte do protocolo de nutrição.
Se você ainda não conhece esse suplemento, te explicamos os detalhes: Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto.
Como produzir nelore pintado
O cuidado na escolha dos animais que farão parte da produção é essencial. A genética é um ponto a estar em destaque no momento da seleção dos bovinos que vão integrar seu rebanho de nelore pintado.
Além da genética, o produtor precisa seguir tudo o que as boas práticas da pecuária indica. Vacinas em dia, ração e suplementos, prevenção de doenças, pasto saudável e instalações adequadas.
- Principais vacinas para bovinos no Brasil;
- Como prevenir as principais doenças em bovinos;
- Irrigação de pastagem por aspersão: conheça os tipos
O treinamento da equipe é outro tema que entra quando o assunto é produtividade. Explique bem e treine-os em todos os processos. Desde o mais básico, como o abastecimento e limpeza de cochos e bebedouros até a identificação de vacas no cio para a estação de monta.
Identificar doenças logo nos primeiros dias é fundamental não apenas para proteger e salvar o animal. Mas também para evitar que, quando contagiosa, a doença se espalhe por todo o rebanho.
Por isso, a nutrição no cocho entra como estratégia além da engorda. Quando mais nutrido e saudável, mais protegido contra doenças os bovinos estarão.
Se você ainda não utiliza nenhum suplemento, comece pelo mais básico: o sal. Ao servir o sal mineral nas águas e o sal proteinado na seca, você dará um bom avanço nos seus resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário