DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
Uma pesquisa realizada pela Fundação Egydio Setúbal com apoio do Instituto BRF, a maior parte do volume de perdas de alimentos se encontra ao longo das primeiras etapas das cadeias agroalimentares: na produção agropecuária, no armazenamento e na logística de escoamento, e na comercialização de produtos. Ainda segundo o levantamento, 10% das perdas de alimentos no Brasil ocorre ainda na colheita, e 50% no manuseio e transporte.
Com um modelo de gestão integrada, a BRF vem atuando por meio de estratégias que vão de ponta a ponta em sua cadeia produtiva. “Como protagonistas no segmento de alimentos, entendemos a importância da implementação de ações sustentáveis do campo até a mesa das pessoas. Quanto mais eficientes formos em nossos processos, menos desperdício teremos. Essa gestão é essencial para evoluirmos nessa agenda”, afirma Alessandro Bonorino, vice-presidente de Gente, Sustentabilidade e Digital da BRF e presidente do Instituto BRF.
Algumas iniciativas recomendadas pela Companhia desenvolve diversas ações com impacto na redução de desperdício. Veja abaixo:
– Grãos: Por meio do processo de beneficiamentos de grãos, como limpeza e secagem, que contribuem com a preservação da qualidade dos insumos, além do controle de pragas e boas práticas de armazenagem, as unidades da Companhia estão reduzindo perdas durante o recebimento das commodities;
– Agropecuária | Integrados: capacitação técnica e treinamentos dos produtores integrados e oficiais de Bem-Estar Animal a fim de evitar perdas nessa etapa da cadeia, com boas práticas de manejo e de bem-estar animal. As medidas estão proporcionando melhorias nos indicadores de produtividade;
– Operações e Indústria: com seu Programa de Excelência Operacional, a Companhia vem ampliando sua eficiência nas unidades fabris e implementando melhorias que proporcionam redução de perdas. No segundo trimestre de 2023, a BRF reduziu 36,8% as perdas operacionais em relação ao mesmo período do ano anterior.
– Logística | Distribuição: por meio de seu sistema de monitoramento de frota, a companhia acompanha 5 mil caminhões em 22 mil viagens mensais e todas as mercadorias transportadas a partir de parâmetros como movimentação dos veículos, latitude e longitude, abertura e fechamento de portas e temperaturas dos baús. A estratégia possibilita análises em tempo real das variações de temperatura nos caminhões, prevenindo a perda de cargas por ausência de refrigeração;
– Comercial: A Companhia vem investindo na maior presença de promotores nas lojas, resultando em uma melhor execução comercial refletida na expansão do sortimento, espaço em gôndola e na maior aderência aos preços sugeridos, e por consequência o aumento no giro dos produtos nos pontos de venda, evitando o desperdício nessa etapa da cadeia;
– Ingredientes: divisão de negócios dedicada ao aproveitamento integral dos animais por meio do desenvolvimento de ingredientes para diversas cadeias produtivas, gera valor agregado ao negócio da empresa;
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