CONTAG, Federações e Sindicatos fazem mobilização nacional pela crise do leite
Diante da gravidade da situação atual dos produtores e produtoras de leite no Brasil, a CONTAG e as Federações e Sindicatos de alguns estados estão intensificando as mobilizações para chamar atenção do governo e da sociedade para essa questão. Nesta quarta-feira, dia 11, articulou-se ações simultâneas pelas Federações dos Trabalhadores na Agricultura nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.
Além dos atos que mobilizaram agricultores e agricultoras familiares em municípios de fronteira com a Argentina e o Uruguai, e o ato político no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Do município rondoniense de Ji-Paraná, foram realizadas ontem duas audiências públicas, uma com o governo do estado do Paraná, na Assembleia Legislativa, em Curitiba, e outra com o governo federal, ocorrida em Brasília, na Câmara dos Deputados.
Entre as reivindicações dos agricultores e agricultoras familiares mobilizados(as) estão o apoio do governo a produtores(as) da cadeia do leite com políticas específicas, e mudanças na política de importação do leite, especialmente da Argentina e Uruguai, que estão competindo de forma negativa com a produção local.
Algumas informações sobre as mobilizações:
Rio Grande do Sul
Cerca de 600 pessoas de todo o estado, mobilizadas pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) se reuniram nesta manhã no município de Jaguarão, localizado na fronteira com o Uruguai, e fecharam a ponte Mauá que interliga os países, liberando o fluxo a cada 15 minutos.
Paraná e Santa Catarina
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC) se juntaram para promover uma mobilização única, junto a seus sindicatos de base de ambas. O local escolhido foi o município catarinense de Dionísio Cerqueira, que fica próximo à divisa do estado com o Paraná, e também faz fronteira com a Argentina.
Rondônia
A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia (FETAGRO) promoveu um ato no município de Ji-Paraná, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que reuniu cerca de 200 agricultores/as familiares produtores e produtoras de leite para debater a situação, e ainda promoveu com uma coletiva de imprensa que recebeu diferentes veículos de comunicação local. A presidente da Federação, Alessandra Lunas, também deu entrevistas a rádios e canais de televisão ao longo do dia, para falar sobre o tema e envolver a sociedade.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, indica a importância desses atos: “A realização da Mobilização Nacional foi importante para chamar a atenção do governo e da sociedade sobre a gravidade do problema e cobrar do governo agilidade no anúncio de medidas complementares para minimizar os impactos da crise do leite para os agricultores e agricultoras familiares produtores de leite, pois as que foram anunciadas anteriormente são insuficientes”, afirmou.
Fonte: Comunicação CONTAG
Nenhum comentário:
Postar um comentário